Ir para o conteúdo

· Julia Castelo Branco

Sílvio Mendes cobra maior apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para a saúde pública de Teresina

Em declaração hoje (17/08/2026), à Teresina FM, sobre a situação do sistema de saúde na capital, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, voltou a cobrar uma maior integração e repasse de recursos por parte do Governo do Piauí e do Governo Federal.

O gestor destacou a grande demanda enfrentada pelas unidades do município, ressaltando que a rede de assistência de Teresina acaba absorvendo não apenas os moradores da capital, mas também pacientes vindos de diversos municípios do interior do estado.

 

Foto: Prefeito Silvio Mendes na Teresina FM/Divulgação

 

Expansão do HUT e UPA do Promorar: Silvio Mendes explicou que solicitou o aumento no número de leitos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), proposta que não teve adesão. A recusa reflete diretamente na sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, que costuma registrar superlotação, especialmente no início da noite, horário em que a população busca atendimento após o trabalho ou estudo, e por ser a primeira unidade de saúde encontrada por quem chega do interior pela região sul.

Proposta para o bairro Porto Alegre: Como alternativa para aliviar o fluxo da UPA do Promorar, a prefeitura propôs a implantação de um novo serviço de urgência na entrada da cidade, no bairro Porto Alegre. Apesar de o município dispor de terreno e haver necessidade comprovada na região, a proposta não obteve a aprovação nem o financiamento do Ministério da Saúde.

Financiamento do SUS e desabastecimento: O prefeito também fez duras críticas à aplicação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), apontando que o descumprimento dos preceitos constitucionais e a falta de verbas afetam diretamente o fornecimento de medicamentos básicos para a população. Para o gestor, eventuais irregularidades ou desvios de recursos devem ser punidos rigorosamente, mas não podem servir de justificativa para a falta de remédios essenciais nas prateleiras dos postos de saúde.

Silvio Mendes concluiu reforçando que, embora a Prefeitura de Teresina mantenha a assistência organizada para atender tanto aos teresinenses quanto aos pacientes de todo o Piauí, é fundamental estabelecer parcerias efetivas com as esferas estadual e federal para garantir o custeio e a expansão do atendimento.

Categorias: PIAUÍ, Saúde, Teresina