Banner de Aniversário

Cidades

Equipe técnica da Strans formaliza projeto que institui o táxi-lotação em Teresina

A ideia é implementar carros para testes na zona norte da capital

Publicado por: Wanderson Camêlo 17/09/2021, 10:03

A pedido do vereador Leonardo Eulálio (PL), o setor técnico da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) deu corpo ao projeto do táxi-lotação. O texto foi concluído esta semana e ainda vai passar pela análise do Superintendente da pasta, Cláudio Pessoa. Depois, a proposta segue para a avaliação do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. 

A ideia é implementar carros para testes na zona norte da capital. De início, 10 veículos seriam disponibilizados. Os transportes passariam, por exemplo, pelos bairros Alto Alegre, Jacinta Andrade, Mocambinho e Santa Maria da Codipi. De acordo com o texto formalizado pela Strans, os táxis vão cobrar uma passagem com preço 20% mais caro do que o aplicado nos ônibus coletivos.

Agentes da Strans em operação nas ruas de Teresina (Foto: Reprodução/Facebook)

Em reunião nesta quinta-feira, na Câmara, Leonardo Eulálio discutiu o assunto com o técnico de urbanismo da Strans, Derick Ferreira, responsável pela elaboração do texto do projeto.

A tarifa é de 20% acima do valor cobrado do ônibus coletivo. Está definido que o trajeto não deve conflitar com o do transporte coletivo. A ideia é fazer um teste dessa nova modalidade na zona norte por conta da necessidade de atendimento de alguns lugares. Nós ainda iremos analisar a proposta advinda da associação de taxis para ver quais são os pontos que ainda podem ser melhorados. Inicialmente serão atendidos cinco bairros e regiões adjacentes com 10 carros disponíveis”, destacou Eulálio.

Representantes dos chamados ligeirinhos, uma espécie de táxi-lotação (só que não regulamentados) também estiveram presentes. Eles cobraram a concessão de alvará por parte da prefeitura para a regulamentação dos serviços.

É um serviço que a população abraçou. Hoje temos 150 veículos que circulam nas zonas Norte e Sul com passagens que variam entre cinco e sete reais. A nossa categoria atua há cerca de sete anos, ainda na ilegalidade. Já tivemos quatro reuniões com a prefeitura e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, Strans e deve haver mais uma na quinta – feira. O projeto já está aprovado há cerca de três meses, falta somente o prefeito assinar para regulamentar o taxi lotação. Nós e os usuários estamos aguardando uma reposta positiva”, afirmou Alessandro Ligeirinho, vice-presidente da categoria.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM