Banner de Aniversário

Cidades

Governo proíbe temporariamente queima controlada no Piauí

Quem não não acatar a determinação estará sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos

Publicado por: Lilian Oliveira 25/09/2021, 17:02

Incêndios vêm consumindo, nas últimas semanas, grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí, causando inúmeros prejuízos para o meio ambiente e colocando vidas em perigo.

Com a intenção de diminuir a quantidade de focos de incêndios, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) publicou portaria que proíbe a queima controlada em todo o Estado. A medida já está em vigor e será válida até 30 de novembro. Quem não não acatar a determinação estará sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos.

Incêndio em vegetação à beira de estrada em São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação/Prefeitura SRN)

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informam que o Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de focos de incêndios, considerando somente o mês de setembro, e o quinto do país considerando os meses de janeiro a agosto deste ano.

“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destacou Sadia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A Semar ainda destacou que a proibição da queima controlada poderá ser prorrogada se as condições climáticas e meteorológicas apresentarem circunstâncias desfavoráveis para o emprego das chamas.

Matéria relacionada:

Ministério declara situação de emergência em São Raimundo Nonato

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM