Banner de Aniversário

Cidades

SAAD elenca projetos na Zona Sul e defende participação popular na limpeza da cidade

Superintendente respondeu às principais demandas dos ouvintes da Teresina FM nesta sexta-feira (15)

Publicado por: FM No Tempo 15/10/2021, 10:46

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), nomeou no início de agosto o arquiteto Juca Alves para o comando da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da Zona Sul. A indicação veio do presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar (MDB), que garantiu a “grande experiência” do novo superintendente.

Dois meses após a nomeação, Alves cita o crescimento horizontal de Teresina como um dos maiores desafios das SAADs. Em entrevista ao JT1 da Teresina FM, o gestor explicou que o fenômeno causa o distanciamento dos bairros da capital. “A meta da nossa gestão é garantir infraestrutura, como pavimentação de ruas, para os bairros da região, a exemplo do Torquato Neto, Eduardo Costa e o Teresina Sul”, elencou.

Para Juca, ações da SAAD avançam apesar dos desafios da capital (Foto: Teresina FM)

Em seguida, o superintendente ressaltou a importância da construção da estrada da Via Sul, que interliga as zonas Leste e Sul da capital. Segundo Alves, a primeira etapa está 60% concluída, restando apenas obras de sinalização e iluminação. A posterior, por sua vez, foca na conclusão da segunda alça da ponte Wall Ferraz, enquanto a terceira e última consiste na ligação entre a ponte Anselmo Dias e a avenida Manuel Ayres Neto.

“Apesar das complicações do projeto, que envolve desapropriações e obras às margens do Rio Poty, área de preservação permanente, as construções avançam em ritmo acelerado e devem ser finalizadas até novembro do ano que vem”, garantiu.

A respeito do asfaltamento dos bairros da Zona Sul, o gestor esclareceu que a responsabilidade cabia à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) no mandato anterior, e agora foi confiada à Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). Alves assegurou que a Eturb já retomou o cronograma das obras e os primeiros bairros a serem contemplados são Promorar, Bela Vista e Saci.

Diante das constantes reclamações de terrenos abandonados, em especial no bairro Lourival Parente, o superintendente afirmou que os proprietários devem cuidar da estrutura e da limpeza dos locais, conforme prevê a legislação municipal. Lembrou ainda que, caso as negligências persistam, a SAAD pode notificar os donos e aplicar multas variáveis de acordo com o tamanho e a gravidade das infrações.

Ao final da entrevista, Alves pediu aos populares que contribuam com as ações da SAAD referentes à limpeza das ruas de Teresina. “Removemos diariamente lixo de pontos de descarte irregulares, sendo que o município dispõe de locais adequados. Manter a cidade limpa deve ser uma ação conjunta do poder público e da população”, concluiu.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM