A CGU identificou que nomes de pessoas falecidas, como Luiz Reis dos Santos, morto em 2017, e Valdeci Roque Cruz, falecido em 2018, constavam como alunos matriculados em 2022 e 2023.
A cidade de Paquetá do Piauí, com menos de 4 mil habitantes, está sob investigação da Controladoria Geral da União (CGU) por suspeitas de fraude na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um relatório obtido pelo Fantástico, da TV Globo, revelou que o município tem um dos maiores índices de matrículas do programa no país, levantando suspeitas sobre a veracidade dos dados.
A CGU identificou que nomes de pessoas falecidas, como Luiz Reis dos Santos, morto em 2017, e Valdeci Roque Cruz, falecido em 2018, constavam como alunos matriculados em 2022 e 2023. A filha de Valdeci, que é professora na mesma escola, afirmou que ele foi retirado do censo assim que faleceu, mas a prefeitura recebeu repasses federais como se ele estivesse vivo e frequentando as aulas.
Entre os casos descobertos, estão pessoas falecidas que ainda constavam como alunos, um detento matriculado enquanto cumpria pena em Rondônia e até um casal registrado na cidade, mas localizado em Goiás.
A prefeitura alega que os erros são do sistema e que os alunos realmente frequentam as aulas. O ex-prefeito Thales Coelho, hoje deputado estadual, negou envolvimento em irregularidades. A CGU segue apurando o caso.