Os resultados do levantamento foram realizados em parceria do IBGE com a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí
Segundo o IBGE, 10 municípios continuam gerando a grande parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, mas o percentual de concentração caiu. Teresina, Uruçuí, Parnaíba, Baixa Grande do Ribeiro, Picos, Floriano, Bom Jesus, Piripiri, Campo Maior e Ribeiro Gonçalves são as cidades da lista.
De acordo com a pesquisa, elas concentravam 60,48% do Produto Interno Bruto piauiense em 2023, o que equivalia a um valor total de R$ 48,937 bilhões. Essa concentração chegava a 65,29% em 2002, ou seja, houve uma redução de 4,81 pontos percentuais em 21 anos.

Dez municípios continuam detendo maior parte do PIB do Piauí, mas taxa de concentração diminuiu (Foto: Divulgação)
O levantamento foi divulgado no último dia 19. Os demais 214 municípios do Piauí detinham 39,52% do PIB estadual em 2023.
Teresina concentrava, praticamente, quase a metade (49,44%) do PIB do estado em 2002, tendo passado para pouco mais de um terço do PIB (36,39%) em 2023, uma queda de 13,05 pontos percentuais no período.
O município de Parnaíba detinha o segundo maior Produto Interno Bruto do Piauí em 2002, com 4,42% de participação no PIB estadual, proporção que elevou-se para 4,55% em 2023.
“Contudo, apesar da pequena elevação, Parnaíba passou a deter o terceiro maior PIB do estado em 2023, perdendo a posição anterior para o município de Uruçuí, que viu sua participação crescer 5 vezes no período, passando de 1,07% do PIB do estado em 2002, para 5,22% em 2023”, acrescentou o IBGE.
Ainda com relação ao período de 2002 a 2023, foi registrada a saída de 3 municípios e a entrada de 3 novos na relação dos municípios com os 10 maiores PIBs do estado. As cidades que saíram da relação foram: União, Fronteiras e Oeiras.
Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro são os municípios que passaram a fazer parte da relação. “Estes últimos têm em comum, juntamente com Uruçuí, o incremento da atividade agrícola em sua economia, principalmente da cultura da soja e do milho, um dos principais vetores de crescimento da economia estadual nos últimos anos”, explicou o IBGE.
Os resultados do levantamento foram realizados em parceria do IBGE com a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN), através do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET).