Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Cultura

Encontro de Violões reúne violonistas brasileiros nesta quinta-feira (17) em Teresina

Entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, acontece um grande encontro de música instrumental com grandes violonistas do Brasil no Palácio da Música […]

Publicado por: Wanderson Camêlo 14/10/2019, 10:47

Entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, acontece um grande encontro de música instrumental com grandes violonistas do Brasil no Palácio da Música de Teresina. O evento traz nomes importantes, como o músico do Rio Grande do Sul, Cauã Canilha, o carioca Flávio Barbeitas, Cristiano Braga, de Minas Gerais, e a Orquestra Perdense de Cordas Municipal de São Paulo (OPC). O evento tem início às 19h, com entrada gratuita.

Cauã, atualmente reside em Teresina, onde é professor substituto de violão no curso de música da Universidade Federal do Piauí e desenvolve atividades relacionadas à performance musical, história e literatura do instrumento e didática do violão. Além de nos presentear com um recital especial, ministrará uma palestra sobre sua pesquisa de mestrado, que resultou no livro “25 estudos Matteo Carcassi: Uma análise mecânica com Cauã Canilha”, a palestra mostra uma proposta de metodologia de estudos iniciais, potencializando o processo de aprendizagem.

A Orquestra Perdoense de Cordas de São Paulo, composta por jovens e adultos, também participa, trazendo em seu repertório a diversidade de estilos musicais arranjados para violões, com temas de filmes, games, séries, clássicos do rock e música clássica em geral. A OPC teve grande repercussão nas redes sociais após o Cifraclub, maior site de música da América Latina, ter compartilhado um vídeo do grupo tocando o tema da série “Game of Thrones” em uma versão espetacular.

O músico Flávio Barbeitas (RJ), mestre em Música pela UFRJ e Doutor em Estudos Literários pela UFMG / Università di Bologna (Itália), atua como solista e camerista em concertos e festivais pelo Brasil, além de inúmeras participações em CD’s, como o duo de violão e piano que mantém com Carla Reis. O trabalho resultou na gravação de obras de Radamés Gnattali, Nestor de Hollanda e Tom Jobim.

Na noite do recital, o violonista Cristiano Braga, de Belo Horizonte, também fará participação especial. Cristiano é mestre em Música/Práticas Interpretativas/Violão na UFRGS. Fez concertos na Alemanha em 2018 e, em 2019, circulou em turnê pelo Brasil, Portugal, Alemanha e França. Atualmente é doutorando em Música pela UFMG, onde desenvolve pesquisas na área de ensino de instrumento e performance.

A Orquestra de Violões de Teresina (OVT) participa da programação do encontro de violões com uma proposta diversificada dentro da música popular brasileira e outros clássicos. Na ocasião, haverá apresentação dos violonistas solistas da orquestra Wellington Torres, Felipe Vilarinho, Luciano Santos, Damião Bezerra e Jeferson Brito. A OVT também ministrará workshop, juntamente com a OPC, sobre prática de violão em grupo. Para os que desejam participar, é necessário ligar para os números (86) 99489 4900 e (86) 3215- 7848.

O encontro de violões é uma promoção da Orquestra de Violões de Teresina, dentro de uma programação de atividades do Festival de Violão de Teresina, com o apoio da Prefeitura de Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). “O violão é o instrumento mais tocado e buscado na nossa cidade. Fazer eventos para a troca de experiências é gratificante, principalmente pelo feedback que recebemos de tantos jovens locais”, afirma o superintendente da FMC, Abiel Bonfim.

PROGRAMAÇÃO ENCONTRO DE VIOLÕES

17 DE OUTUBRO

CAUÃ CANILHA(RS)

Horário: 19h

Local: Palácio da Música

ORQUESTRA PERDOENSE DE CORDAS(SP)

Horário: 19h30

Local: Palácio da Música

18 DE OUTUBRO

ORQUESTRA DE VIOLÕES DE TERESINA(PI)

Horário: 19h30

Local: Palácio da Música

19 DE OUTUBRO

FLÁVIO BARBEITAS(RJ) E CRISTIANO BRAGA(MG)

Horário: 20h

Local: Palácio da Música

WORKSHOPS

PRÁTICAS DE VIOLÃO EM GRUPO COM OPCM E OVT

Data: 18 de outubro

Horário: 09h

Local: Palácio da Música

25 ESTUDOS MATTEO CARCASSI: UMA ANÁLISE MECANICA COM CAUÃ CANILHA

Data: 19 de outubro

Horário: 16h

Local: Palácio da Música

Fonte: Prefeitura de Teresina
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM