Banner de Aniversário

Cultura

Sanfoneiro Dominguinhos recebe homenagem aos oito anos de sua morte

O sanfoneiro é piauiense, mas viveu parte de sua vida no Rio de Janeiro

Publicado por: FM No Tempo 23/07/2021, 10:56

O sanfoneiro Dominguinhos, ícone da cultura nordestina, que faleceu há oito anos, vai receber uma homenagem com o lançamento de um projeto, no Teatro João Paulo II, localizado no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste de Teresina (PI), nesta sexta-feira (23).

Foto: FMC / Divulgação

O  lançamento do projeto que homenageia os oito anos da morte do músico vai destacar umas das principais obras de Dominguinhos, através de um vídeo feito de uma  parceria entre as orquestras sanfônicas dos municípios de Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ).

“No dia 23 de Julho de 2013, todo o Brasil ficou em luto pela perda de Dominguinhos. Foi um momento difícil para quem tinha o sonho de conhecer de perto um dos maiores músicos que o Brasil já teve e que muito nos representa com sua música. Ele foi minha principal influência para iniciar os estudos com o acordeon e até hoje sua obra me motiva a homenageá-lo”, fala Écore Nascimento,  cantora e acordeonista, que também faz parte do projeto.

Redes sociais de exibição do vídeo 

Na capital do Rio de Janeiro, o projeto vai ser lançado nas redes sociais da orquestra (@orquestrasanfonicarj), e aqui em Teresina, o vídeo vai está disponível no instagram na FMC (@cultura_the) e no da orquestra sanfônica da cidade (@sanfonicathe). 

História e legado 

Nascido no Nordeste e tendo morado parte de sua vida no Rio de Janeiro, Dominguinhos ainda é referência musical na vida de milhares de estudantes de acordeon em todo o país. Suas canções atravessam gerações e inspiram projetos musicais, a exemplo da Orquestra Sanfônica de Teresina que reúne jovens e adultos da capital piauiense.

Ivan Silva é o maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, ele conta que através do dom de Dominguinhos, milhares de jovens e adultos começaram a se dedicar a arte do acordeon, servindo de inspiração para a criação de diversos grupos.

“Dominguinhos é uma das minhas principais referências musicais. Ele trouxe uma nova identidade para o acordeon no Nordeste e possibilitou uma nova forma de pensar e de tocar a sanfona na música popular brasileira “. Afirma o maestro. 

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM