Banner de Aniversário

Cultura

Semec organiza iniciativa de troca de livros na Praça João Luís Ferreira

A expectativa é que mais de 500 livros sejam trocados durante os três dias da ação

Publicado por: FM No Tempo 27/10/2021, 09:20

A Praça João Luís Ferreira, no centro de Teresina, recebe, entre os dias 2 e 4 de novembro, a iniciativa “A Incrível Máquina de Livros”, de autoria da Infinito Cultural com parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec). De forma inovadora, o projeto incentiva a leitura e a formação de leitores por meio da troca de livros.

O projeto funciona da seguinte forma: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil.

Veículo com os livros que serão utilizados na iniciativa (Foto: Divulgação/Semec)

Automaticamente o livro se transforma em outro, que o participante levará para casa. Cada pessoa pode levar até três exemplares e não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos. A expectativa é de mais de 500 trocas de livros por dia de ação.

Nas edições anteriores, todas as expectativas foram superadas e a passagem da máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural.

Segundo a organizadora do projeto, para as transformações de livros acontecerem de forma segura neste período de pandemia, principalmente para o público, a Incrível Máquina de Livros adotou vários protocolos de prevenção seguindo as orientações das autoridades competentes. O uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros que entram e saem da máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.

Livro infantil disponibilizado pela máquina (Foto: Divulgação/Infinito Cultural)

“Teremos a participação de alunos e professores de doze unidades de ensino da rede municipal de educação que terão a possibilidade de ampliar o acervo bibliográfico de suas escolas. A secretaria também se dispôs a dar todo o suporte de infraestrutura para o projeto”, afirma a coordenadora de Projetos Especiais da Semec, professora Rita Veloso.

A Incrível Máquina de Livros estará na Praça João Luís Ferreira no dia 2 de novembro, das 09h às 16h; e nos dias 3 e 4 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Participam as seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Joca Vieira; E.M. Delfina Borralho Boa Vista; CMEI Chico Mendes; E.M. Jornalista João Emílio Falcão; E.M. José Nelson de Carvalho; E.M. São Sebastião; E.M. Santa Filomena; CMEI Tia Jane; E.M. Antonio Ferraz; E.M. Itamar Brito; E.M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e E.M. José Gomes Campos.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM