Banner de Aniversário

Cultura

20º Salão do Livro do Piauí acontece entre 3 e 12 de junho, anuncia UFPI

Dentre as novidades estão o formato híbrido, a Arena Cordel e o curso de escrita literária

Publicado por: FM No Tempo 19/05/2022, 06:25

O 20º Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) chega com novidades. O anúncio foi feito durante o lançamento, em cerimônia no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na manhã dessa quarta-feira (18).

Dentre as novidades estão o formato híbrido, a Arena Cordel e o curso de escrita literária. O público vai poder vivenciar, também, espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Arena Salipinho, Palco Marcus Peixoto, Palco de Dança Hely Batista, Espaço Liz Medeiros, Praça Assis Brasil, Espaço de Alimentação, Feira de Livros, Espaço Sebrae, Espaço TRT e Espaço APL.

Reunião de apresentação do 20º SaLiPi (Foto: Divulgação/UFPI)

Estão confirmadas as participações de Mia Couto, José Eduardo Agualusa, José de Nicola, Ignácio de Loyola Brandão, Carlos Vereza, Rita Von Hunty, Thalita Rebouças, Lilia Schwarcz, Aline Bei, Lucas de Nicola, Lívio Romano Tragtenberg, Rodrigo Custódio e Samer Agi.

O Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, frisou que a programação atende a todos os públicos e que a Universidade está dedicada à realização do evento. “Além do espaço, também participamos de maneira efetiva na contribuição e desenvolvimento desse evento. Estamos empenhados e muito felizes, porque agora voltamos integralmente, participando de todos os acontecimentos e de forma cada vez mais aberta e em sintonia com o que pede o SaLiPi”, destacou.

Para o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, essa edição será um momento de reencontros e de construção de uma nova identidade para o evento. Essa será a 9ª edição em que a Fundação Quixote e a UFPI são realizadoras. “Essa parceria com a UFPI é consolidada e gera resultados positivos para o Piauí. O evento une a comunidade com os centros de ensino, aqui é um espaço de inteligência, em que se respira cultura, então, unimos a vontade da UFPI de ir até o público e a do público de vir até a Universidade”, ressaltou.

O homenageado dessa edição é o professor, poeta e escritor Cineas Santos, um dos fundadores do SaLiPi. Em seu pronunciamento, contou como surgiu o Salão e as dificuldades para a realização do evento. Embora avesso a homenagens, ele declarou que não poderia recusar o convite para ser patrono dessa edição, porque o pedido partiu de irmãos e, também, pelo histórico do SaLiPi. “Eu aceito e me sinto bastante feliz e honrado”, declarou.

Patrono do 20º SaLiPi, Cineas Santos (Foto: Divulgação/UFPI)

A escolha do homenageado é resultado de consulta pública. “O nome do Cineas foi o mais citado, então, ele é o patrono do 20º SaLiPi. Cineas é poeta, cronista e contista já consagrado e fazemos isso  com muito prazer e gosto”, destacou  o professor Luís Romero, um dos fundadores e organizadores do SaLiPi.

Também participaram da cerimônia de lançamento: a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam Matos; Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; Superintendente de Comunicação Social, Samantha Castelo Branco; Secretário Municipal de Educação de Teresina, Nouga Cardoso; deputado estadual Fábio Novo; Presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares; Presidente da Federação Espírita do Piauí, Cristina Miranda; e representantes da OAB, TRT, Sebrae e livreiros.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM