21/05/2025

Cultura

Teatro Torquato Neto é reinaugurado como cineteatro

A celebração inclui a 1ª Mostra Audiovisual “Cineteatro Torquato Neto”

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 21/03/2025, 09:25

O Teatro Torquato Neto, localizado no Complexo Cultural Clube dos Diários, foi reinaugurado, nessa quarta-feira (20), com um espaço totalmente revitalizado. A celebração inclui a 1ª Mostra Audiovisual “Cineteatro Torquato Neto”, que acontece até domingo (23), sempre a partir das 16h, com entrada gratuita. Além das exibições na sala recém-restaurada, o evento contará com projeções simultâneas no telão externo da Galeria do Clube dos Diários, ampliando o acesso do público às produções exibidas.

A revitalização do teatro faz parte do Edital LPG 07 – José Elias Arêa Leão, destinado à criação e modernização de salas de cinema, com um investimento total de R$ 3 milhões. Cada sala contemplada pôde receber até R$ 300 mil.

Foto: Leandro Marques

Para Marcelio Lima, presidente e diretor do Instituto Movimenta Piauí – Tecnologia Social e Cultural, responsável pela obra, a reinauguração representa um avanço significativo para o setor audiovisual no estado. “Estamos muito agradecidos por essa oportunidade. Desde o início, pensamos em um projeto focado na comunidade audiovisual e cultural. Esse era um sonho que, com planejamento, trabalho e apoio, conseguimos transformar em realidade. O resultado é um espaço moderno, com uma programação diversa, acessível e democrática, que valoriza a produção audiovisual piauiense”.

Além das exibições, a programação inclui a Feirinha Verde, reunindo produtores culturais, artistas e empreendedores da economia criativa, fortalecendo o vínculo entre o audiovisual e a cultura popular. A mostra contará com produções de diversos municípios piauienses, como Teresina, União, Floriano, São João do Arraial e Parnaíba, evidenciando a diversidade das narrativas e a riqueza das histórias locais.

“O evento nasce como um marco na valorização e fortalecimento do setor audiovisual do Piauí. Unimos exibições de filmes, documentários, curtas e videoclipes a uma programação formativa e debates estratégicos sobre cultura, identidade e inclusão social”, enfatiza Marcelio Lima, idealizador do projeto.

A revitalização do Cineteatro Torquato Neto foi realizada pelo Instituto Movimenta Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo Piauí.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM