13/07/2025

Cultura

Documentário piauiense sobre profetas da chuva ganha destaque nacional

O filme foi o único do Piauí selecionado para compor o 3º Festival Curta! Documentários

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 22/06/2025, 10:22

O documentário “Acorda, Cajueiro”, dirigido por Guga Carvalho, com seus 47 minutos de duração, foi o único do Piauí selecionado para compor o 3º Festival Curta! Documentários, realizado pela Claro, e com exibição na maior plataforma de documentários do Brasil, o canal Curta.

O festival é reconhecido pela visibilidade nacional e internacional que proporciona aos filmes escolhidos.

Foto: Reprodução

Lançado em 2025, o filme traz à tona uma prática ancestral que, mesmo conhecida por poucos, carrega grande significado para as comunidades rurais do interior piauiense: a profecia da chuva.

A partir da vivência de três agricultores experientes, Silvestre Pereira, Antônio Zeferino e José Inácio, o documentário registra o conhecimento passado de geração em geração sobre a leitura de sinais da natureza para prever o período chuvoso.

“Era um assunto que eu não conhecia, como a maioria dos piauienses. Fiquei impressionado com a capacidade deles de ler a natureza de outra maneira”, relata Guga Carvalho. O interesse pelo tema surgiu por volta de 2016 e se intensificou depois de uma visita a um encontro anual de pesquisadores e profetas da chuva realizado em Pedro II. Após anos de pesquisa e mais de 30 entrevistas com diferentes profetas da região, o diretor definiu o recorte final.

O documentário alterna cenas em preto e branco e colorido, com um ritmo mais lento e contemplativo, como forma de valorizar a conexão com a natureza e a poética desse saber popular. Com olhar sensível, o filme também discute o risco de desaparecimento dessa cultura. Para o diretor Guga Carvalho, trata-se de um registro importante de uma geração que chega aos 80 anos e que, possivelmente, representa a última linhagem desses sábios.

“Esse filme é um testemunho da força e da resistência dessa tradição. É uma forma de não deixar essa história morrer, visto que estamos, talvez, na última grande geração de profetas da chuva. As novas gerações estão cada vez mais conectadas com as tecnologias, com outros modos de vida. Então, mesmo que ainda existam profetas no futuro, acredito que será algo diferente. Não queremos que essa história se perca. Por isso, o documentário é também uma forma de conhecer mais dessa cultura tão importante para o Nordeste, que surgiu como uma resposta ao grande desafio da seca”, afirmou o diretor Guga Carvalho.

“Acorda, Cajueiro” é um exemplo de como o cinema feito no Piauí segue contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural do Estado e levando as histórias do povo piauiense para além das fronteiras regionais. O filme contou com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), que reconheceu a importância de preservar e divulgar essa memória coletiva.

O documentário completo está disponível online até o dia 2 de julho, no link: https://festivalcurtadocs.org.br//filme/?name=acorda_cajueiro. O trailer também está disponível em: https://vimeo.com/963246907.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM