Economia

Melhorou: Piauí alcança 3º maior crescimento do Produto Interno Bruto do Nordeste

O estado também obteve 12° melhor desempenho nacional

Publicado por: Wanderson Camêlo 17/11/2020, 10:49

O Governo do Piauí apresentou, oficialmente, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018. A divulgação aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) em solenidade com a presença do governador Wellington Dias (PT), da vice, Regina Sousa (PT), além da secretária do Planejamento (Seplan), Rejane Tavares.

Foto: divulgação

O PIB, que é a soma das riquezas produzidas em uma região, foi de R$ 50,4 bilhões, um crescimento nominal de 11% em relação a 2017, o 3º maior em crescimento do Nordeste e o 12° maior do Brasil.

“Todo esse resultado é fruto das políticas de desenvolvimento realizadas pelo estado, o crescimento de atividades produtivas bastante significativas com o grande potencial que a gente tem de energias renováveis, o Piauí é hoje um celeiro para atração de empresas nessa área que é uma tendência mundial. O mundo deve mudar sua matriz energética e o Piauí está na frente dessa mudança”, disse a secretária do Planejamento.

A reunião aconteceu nesta terça-feira, 17, no Palácio de Karnak (Foto: divulgação)

De acordo com o panorama nacional, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu em 1,8% em 2018, um pouco maior do que a alta de 2017, que foi de 1,3%

“Tivemos um crescimento acima da média do Nordeste, eu quero pontuar isso. Estamos crescendo mais que a média do Brasil e isso nos coloca em condições de descontar o atrasado, se olharmos do ponto de vista nominal, é espetacular esse crescimento de 11%, e isso não é pouco para o que vivenciamos em 2018. Além disso, eu destaco mais ainda a construção de uma riqueza anual na casa de R$ 50 bilhões”, disse Wellington Dias.

No Piauí, a instituição que faz parceria com o IBGE é a Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da sua diretoria de estudos e pesquisas socioeconômicas.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM