Banner de Aniversário

Economia

Com o fim da Ford, Bahia perde R$ 500 milhões por mês em salários na economia

O encerramento das atividades pode gerar um baque equivalente a 2% do PIB da Bahia

Publicado por: FM No Tempo 14/01/2021, 11:27

A saída da montadora FORD da Bahia vai causar um prejuízo de R$ 500 milhões por mês em salários no estado. O encerramento das atividades em Camaçari (região metropolitana de Salvador), e suas possíveis consequências na cadeia produtiva que atua em torno da fábrica, pode gerar um baque grande na economia baiana, valor equivalente a 2% do PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia.

De acordo o economista Gustavo Pessoti, vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia e um dos autores do estudo da SEI, órgão de estudos econômicos e sociais ligado ao governo da Bahia, vai acontecer uma perda na massa de salários que movimenta o entorno de Salvador. “Quantos serviços como shoppings e universidades foram criados em função deste público? Evidente que o impacto da saída da Ford é muito maior, muito mais negativo”, afirma.

O estudo da SEI mostra que o setor automotivo vinha perdendo participação no total da indústria e da economia baiana ao longo da última década. Em 2011, a participação do setor no PIB do estado era de 0,6%, percentual que caiu para 0,3% em 2019. A participação no setor na indústria de transformação caiu em proporção semelhante. Em 2011, o setor automotivo tinha representava uma parcela de 7,5% da indústria baiana. Desde então, foi perdendo participação, ano a ano, até chegar em 2019 com em um patamar de 3,5%.

Fonte: BAHIA ECONÔMICA
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM