Banner de Aniversário

Economia

Ações da Petrobras desabam após ingerência de Bolsonaro

Mandatário brasileiro decidiu na semana passada trocar o presidente da estatal após seguidas altas no preço do diesel para agradar a categoria dos caminhoneiros, uma de suas principais bases

Publicado por: FM No Tempo 22/02/2021, 12:33

A Bolsa de São Paulo começa nesta segunda-feira um pregão nervoso, após a intervenção do presidente Jair Bolsonaro na Petrobras. Os papeis da empresa caíram mais de 15% na abertura dos mercados na expectativa da reunião do conselho de administração desta terça-feira, que deve confirmar ou não a troca na direção determinada pelo presidente. O mandatário brasileiro indicou para o cargo o general Joaquim Silva e Luna, ex-ministro da Defesa e atual diretor-geral da hidrelétrica Itaipu Binacional, em substituição a um dos chicago boys de Paulo Guedes, o economista Roberto Castello Branco ―ex-diretor do Banco Central e da mineradora Vale. A interferência ocorreu depois da ameaça de greve de caminhoneiros, grupo base do bolsonarismo, por conta do aumento no preço do diesel. O Ibovespa, principal índice do mercado nacional, teve queda de 4%, para 112.819 pontos, na abertura às 10h28. O dólar abre em alta e dispara 2,50%, a 5,51 reais para venda, às 10h40.

Não está claro se haverá um divórcio entre o mercado financeiro, também uma importante base de apoio do presidente, e esse modelo de liberalismo onde as Forças Armadas assumem um papel de regulador para acalmar os ânimos de Bolsonaro. Mas, neste primeiro momento, os estragos serão sentidos pelos investidores. Vários bancos de investimentos mudaram para venda a recomendação dos papeis da petroleira, com medo da instabilidade causada pela ação do Governo na Petrobras. “Não há mais como defender; Rebaixamos para VENDA”, afirmou a XP Investimentos em relatório divulgado para seus investidores.

 

Com informações do Él País

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM