Banner de Aniversário

Economia

Combustível no Piauí é um dos mais caros por conta dos impostos

O sindicato pretende solicitar ao governo para o ICMS se equiparar ao dos estados vizinhos

Publicado por: FM No Tempo 22/06/2021, 10:05

Alexandre Cavalcante, presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis, em entrevista ao JT1 da Teresina FM, desta terça-feira (22), explicou que as principais razões para o preço do combustível ser elevado é preço dos impostos, que é o segundo maior do Brasil, e a posição geográfica do Estado. 

Foto: Reprodução

Na entrevista, Alexandre frisou que o imposto do Piauí é o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil. Em linhas gerais, quando o cliente abastece no posto de combustível, 53% do valor é de impostos, dos quais desse percentual, 31% é referente à Impostos de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e os outros 22% são de impostos federais. 

De acordo com o Presidente do Sindicato, o Piauí é o único estado litorâneo que não é servido por um porto. Esse fator influencia na distribuição de combustível para o estado, que tem que receber o combustível através do porto de São Luís, e como consequência, chega mais caro em nosso território.

Captura de tela do Jornal da Teresina FM.

Alexandre finalizou sua participação, informando que vai acontecer uma audiência pública na Assembleia Legislativa, no dia 28 de junho, para discutir o preço dos combustíveis.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM