Durante o final de semana da Black Friday, pelo aumento no fluxo de pessoas em busca de descontos, as lojas do centro terão seu horário de expediente alterado
Com previsão para movimentar até R$5,22 bilhões no comércio brasileiro em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Black Friday já se tornou a 5ª data mais importante no varejo nacional. Neste ano, a expectativa é que as vendas sigam aquecidas, impulsionadas pelos eletroeletrônicos e móveis.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, a data vem ganhando mais espaço entre os comerciantes através da oferta de descontos e promoções que incentivam e atraem cada vez mais o público consumidor.
“Essa data vem crescendo ano a pós anos, desde que foi incorporada ao calendário do comércio brasileiro, em 2010. Aqui no Piauí, os lojistas dos mais diferentes segmentos participam através de promoções e ofertas anunciadas desde o começo de novembro”, afirma o representante dos lojistas.
Tertulino destaca ainda que muitos lojistas também aproveitam a Black Friday para analisar o comportamento dos consumidores e já preparar suas lojas e estoques para a próxima grande data comercial: o Natal.
“Muitos de nossos lojistas vem reforçando seus estoques, ampliando e investindo mais em suas lojas para melhor receber os compradores nesse período. Assim eles também podem aproveitar para medir o humor e acertar as suas expectativas para o Natal, que segue ainda como a principal data do comércio”, pontuou.
Funcionamento do comércio na Black Friday
Durante o final de semana da Black Friday, pelo aumento no fluxo de pessoas em busca de descontos, as lojas do centro terão seu horário de expediente alterado.
Na sexta-feira (29), as lojas do Centro, bairros e shoppings seguem com expediente normal. Entretanto, no sábado (30), as lojas do Centro terão seu horário ampliado, ficando abertas até as 18h. As horas a mais trabalhadas podem ser compensadas ao longo do mês de dezembro ou pagas como hora-extra, com acréscimo.