A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
O Piauí é uma das unidades federativas com o maior número de famílias com contas em atraso, é o que mostra pesquisa realizada com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Piauí ocupa a 9° colocação; todos os estados e o Distrito Federal foram analisados.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), produzida pela CNC, 36,9% das famílias piauienses possuíam dívidas em atraso em 2024; o percentual foi 24,5 em 2023.
O Piauí é um dos estados brasileiros com maior número de famílias com contas em atraso (Foto: Reprodução/Sindicato Nacional dos Bancários)
Minas Gerais está no topo do ranking, com 56,3% de famílias com dívidas em atraso no ano de 2024, posição que era ocupada pelo Rio Grande do Norte em 2023.
“Ao observar por estados, o Rio Grande do Norte deixou de ser o com maior indicador de dívidas em atraso, passando para a quarta colocação, enquanto Minas Gerais assumiu a dianteira, com 56,3% dos endividados com contas atrasadas. A Paraíba continuou sendo o estado onde habitam menos famílias com contas atrasadas”, informa o levantamento da CNC.
Em termos de região, a Centro-Oeste conta com a maior parcela de famílias com dívidas. A pesquisa destaca ainda que a região se destaca também “no tópico de não condição de pagamento dessas dívidas, enquanto o Sudeste, mesmo tendo o maior nível de endividamento, apresentou os menores indicadores em ambas as análises”.
Ranking dos estados brasileiros com maior número de famílias com contas em atraso (Foto: Reprodução/CNC)
O relatório da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira, 22, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).