Os dados são do Novo Caged e foram divulgados na quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego
O Piauí gerou 3.308 empregos formais em março de 2026. Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas pesquisadas registraram saldo positivo no estado no terceiro mês do ano.
Os dados são do Novo Caged e foram divulgados na quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Piauí gerou mais de 3 mil empregos formais em março deste ano (Foto: Divulgação)
O setor de Serviços foi o que mais gerou empregos formais no Piauí, tendo aberto 1.357 vagas. O Comércio (740 postos), a Indústria (458), a Construção (452) e a Agropecuária (301) vêm em seguida.
MUNICÍPIOS – A capital, Teresina, foi o município piauiense com maior saldo de empregos formais em março, tendo gerado 1.927 novos empregos com carteira assinada. Em seguida aparecem: Bom Jesus (188), Pajeú do Piauí (144) e União (139).
GÊNERO – No recorte por gênero, a maior parte dos empregos com carteira assinada gerados no Piauí em março foi ocupada por homens: 2.048. As mulheres foram responsáveis por ocupar 1.260 novos empregos.
FAIXA ETÁRIA E INSTRUÇÃO – No que diz respeito à faixa etária, a maior parte dos postos gerados no Piauí no período foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos, que preencheram 1.733 novos postos formais. Na análise sobre grau de instrução, a maioria dos vínculos no estado em março foi ocupada por pessoas com ensino médio completo, que preencheram 2.272 vagas.
NACIONAL – O mercado de trabalho brasileiro gerou 228.208 novos empregos com carteira assinada em março de 2026. Segundo o Novo Caged, o resultado é fruto de 2,52 milhões de admissões e 2,29 milhões de desligamentos.
Com o desempenho de março, o país acumula 613.373 novas vagas formais no primeiro trimestre do ano. Já no recorte dos últimos 12 meses, entre abril de 2025 e março de 2026, foram criados 1,21 milhão de empregos com carteira assinada. O desempenho também elevou para 49,08 milhões o número de vínculos formais ativos no Brasil, uma alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Na comparação com março de 2025, quando foram geradas 79.994 vagas, o saldo de março deste ano confirma a expansão do mercado de trabalho formal”, ressalta o relatório.
UNIDADES DA FEDERAÇÃO – Ainda de acordo com o levantamento, 24 das 27 unidades da Federação tiveram saldos positivos no terceiro mês de 2026. Os destaques foram: São Paulo (+67.876), Minas Gerais (+38.845) e Rio de Janeiro (+23.914). As unidades federativas com saldo negativo foram: Alagoas (-5.243), Mato Grosso (-1.716) e Sergipe (-338).