20/03/2025

Educação

Piauí: Estudantes de escolas de tempo integral utilizam inteligência artificial para aprender Inglês

Os alunos contam com a ajuda da plataforma English Central, que faz parte de um projeto da Secretaria do Estado da Educação

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 06/03/2025, 09:25

Com a ajuda da plataforma English Central, estudantes de 350 escolas de tempo integral do Piauí praticam a fluência no Inglês por meio de vídeos interativos e análises de pronúncia em tempo real. A iniciativa faz parte do projeto Seduc+English, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), que realizou formação com mais de 600 professores sobre o uso da plataforma e de como explorar de maneira eficaz as funcionalidades da IA nas aulas.

Como informou o Governo do Estado, mais de 52 mil alunos utilizaram a tecnologia para aprimorar a conversação e a compreensão oral da língua inglesa em 2024. A promessa é de expandir o projeto para atender mais de 70 mil alunos em 512 escolas a partir deste ano.

Estudantes de 350 escolas de tempo integral do Piauí estão praticando a fluência no Inglês por meio de vídeos interativos e análises de pronúncia em tempo real (Foto: Reprodução/Governo do Piauí)

“O investimento em tecnologia educacional, especialmente no uso de inteligência artificial, é uma estratégia para tornar o aprendizado mais acessível, eficiente e alinhado às demandas do século XXI. Com ferramentas como a English Central, os alunos praticam de forma dinâmica e personalizada, recebendo feedback em tempo real. Nosso objetivo é elevar a proficiência em inglês e preparar os estudantes para oportunidades acadêmicas e profissionais, garantindo que a rede pública do Piauí esteja na vanguarda da inovação educacional”, Washington Bandeira, secretário da Educação do Piauí.

A Escola do Mar, referência na formação de profissionais para a área portuária, é um dos exemplos do impacto do programa. “A inteligência artificial torna o aprendizado mais dinâmico e interativo. Os alunos se sentem mais confiantes ao praticar conversação, pois recebem feedback instantâneo sobre sua pronúncia”, explica o professor Samuel Costa.

Os resultados já começam a aparecer. A estudante Samya Maria de Melo Barros, da Escola do Mar, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI) de 2024. “A plataforma me ajudou na leitura, escrita e fala. Com essa prática, consegui melhorar meu desempenho na competição”, afirma a aluna.

Além do suporte digital, os estudantes recebem livros impressos com conteúdo teóricos. A Seduc prevê a ampliação do programa para outras unidades nos próximos anos, com o objetivo de elevar o nível de proficiência em inglês dos alunos da rede pública e prepará-los para oportunidades acadêmicas e profissionais.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM