Em Tempo

A tão esperada eleição para escolha do novo conselheiro do TCE-PI vai acontecer na primeira semana de setembro, resta definir apenas o dia. A informação é do deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, onde já se tem acordo para a indicação do próximo nome a ocupar o cargo.

Nesta terça-feira (03), o emedebista fez, em plenário, a leitura do ofício do Tribunal de Contas indicando a vacância do cargo, que era ocupado por Luciano Nunes. Já na próxima segunda-feira, o presidente reúne os membros da Mesa Diretora para definir os prazos para que a eleição possa acontecer.

A Diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-PI, Sandra Athaíde, informou, em entrevista à Teresina FM 91,9, que os alunos e aprendizes da área de construção civil estão prejudicados nas aulas porque a falta de transporte público dificulta que esses jovens cheguem as unidades do Senai para assistirem as aulas. O Senai oferece cursos de qualificação e capacitação voltados para indústria e tenta inserir esses alunos no mercado de trabalho.

As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa do Piauí serão retomadas de forma híbrida e gradativamente presencial. As sessões acontecerão de segunda a quinta-feira, mas os deputados estaduais poderão participar no plenário ou pela modalidade on line.

Vários políticos piauienses confirmaram a presença na solenidade de posse do senador Ciro Nogueira (PP) na chefia da Casa Civil, no Palácio do Planalto. As bancadas estadual e federal foram convidadas para a cerimônia. Daqui foram confirmadas as presenças do deputado estadual Themístocles Filho, Georgiano Neto, Júlio Arcoverde; o vereador de Teresina, Aluísio Sampaio, e o prefeito da capital, Dr. Pessoa, que já está em Brasília. A posse será as 16h desta quarta-feira (4).

A Assembleia Legislativa fez a leitura da vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Há comentários que o governador Wellington Dias estaria conversando com os deputados da base de sustentação politica do Governo para manter a base unida e tentassem chegar a um consenso sobre um nome a ser apoiado. Com isso, haveria a retirada de alguns nomes. Atualmente são seis parlamentares que querem ser conselheiros. Do outro lado, o deputado Wilson Brandão mantém a disposição pelo Progressistas.

O Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí definiu na sessão administrativa a lista tríplice para vaga de membro do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), na classe dos juristas, em substituição ao juiz Charles Max Pessoa,  que encerra o mandato no dia 29 de novembro. A lista é composta pelos advogados Alexandre Magalhães Pinheiro, o mais votado com 18 votos; Charles Max Pessoa, com 17 votos, e Edvar José dos Santos com 14 votos. A lista vai para o TRE-PI que encaminhará à Presidência da República para definição do nome.

Os efeitos da chegada do senador Ciro Nogueira (PP-PI) ao Palácio do Planalto serão testados agora com o fim do recesso parlamentar. O teste ocorrerá principalmente na Câmara dos Deputados. A expectativa do governo é aproveitar já nestas primeiras semanas o embalo do bom momento com os parlamentares para avançar a pauta econômica em pelo menos três frentes: tributária, Correios e MP do BEm, que trata do Programa Emergencial do Emprego e Renda.

Há ainda a aposta de avanço na polêmica reforma administrativa e na reforma eleitoral, conhecida como distritão. No calendário inicial dos trabalhos na Câmara ainda constam a expectativa de aprovação da regularização fundiária e do projeto que altera o uso de agrotóxicos e pesticidas. A avaliação do governo é de que com a chegada de Ciro Nogueira e o apoio público do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abre-se uma janela de oportunidades que precisa ser aproveitada.

A presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, avalia que há uma necessidade de retorno das aulas presenciais, mas destaca que isso só pode acontecer com estrutura nas escolas. A conselheira reforça a necessidade de garantir a segurança de alunos e professores.

 

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM