Banner de Aniversário

Esporte

Surto de vírus mata cavalos na Europa e preocupa hipismo nas Olimpíadas

Variante de herpes equino coloca animais em quarentena e obriga Federação Equestre Internacional a cancelar competições. Brasil monitora situação de olho nos Jogos de Tóquio

Publicado por: Lilian Oliveira 18/03/2021, 18:16

O hipismo está em alerta após um surto de uma nova variante do vírus de herpes equino (EHV-1) matar 17 cavalos na Europa. A Federação Equestre Internacional (FEI) cancelou todas as competições no continente até o dia 11 de abril e recomendou quarentena para evitar a disseminação da doença. Uma situação que começa a preocupar para a realização da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, em julho.

“Temos que estar atentos a tudo que está acontecendo. Estamos monitorando muito de perto a situação, nossa equipe técnica está bastante atenta a situação do vírus na Europa. A nossa expectativa é que o hipismo participe normalmente dos Jogos de Tóquio, e vamos trabalhar bastante para que isso aconteça”, disse Francisco Mari, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Surto de vírus equino coloca hipismo em alerta para as Olimpíadas (Foto: Joe Scarnici / Getty Images)

Transmitido pelo ar, o vírus de herpes equino, que não afeta humanos, é encontrado em várias partes do mundo, mas a nova cepa encontrada em Valência, na Espanha, preocupou a comunidade hípica internacional. Os animais podem apresentar distúrbios respiratória, febre e em alguns casos sintomas neurológicos, que podem levar o cavalo à morte. Grávidas podem sofrer aborto.

Até o momento, dezessete cavalos não resistiram ao novo vírus – 10 na Espanha, cinco na Alemanha e dois na Bélgica. França, Itália, Eslováquia, Suécia e Suíça também já registraram casos da doença. O Qatar foi o único país fora da Europa a ter caso confirmado.

Fonte: GE

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM