Banner de Aniversário

Esporte

Judô brasileiro anuncia convocados para as Olimpíadas de Tóquio

CBJ divulga lista com 13 nomes – país não terá representantes na categoria da campeã olímpica Rafaela Silva; principais esperanças de medalha são Mayra Aguiar, Rafael Silva e Maria Suelen

Publicado por: Lilian Oliveira 17/06/2021, 13:51

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira os nomes dos 13 judocas convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A lista foi divulgada logo após a publicação do ranking olímpico pela Federação Internacional de Judô (IJF).

A única categoria que o país não terá representantes é a leve feminino (57kg), peso da campeã olímpica Rafaela Silva, que está suspensa por doping e não defenderá seu título. As principais esperanças de medalha do Brasil ficam por conta dos pesados (Rafael Silva e Maria Suelen Altheman) e de Mayra Aguiar.

Maria Suelen Altheman disputará a sua 3ª Olimpíada (Foto: Issei Kato/Reuters)

Ao todo, o Brasil classificou 12 dos 13 atletas através do ranking olímpico. Apenas Eduardo Katsuhiro entrou pela cota continental das Américas. O país ainda terá cinco cabeças de chave: Rafael Silva (+100kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

– Temos uma responsabilidade boa de buscarmos um bom resultado em Tóquio, porque há nove ciclos olímpicos que o Brasil sempre busca o seu lugar no pódio. Os últimos quatro anos foram intensos com foco total na realização da Olimpíada, e agora é hora de fazer cumprir toda essa expectativa – afirmou o presidente da CBJ, Sílvio Acácio Borges.

O ranking mundial foi usado para alocar as 352 vagas na ordem hierárquica de qualificação. Os 18 melhores de cada categoria garantem vaga direta, respeitando-se o limite de um atleta por país em cada peso. Cem vagas ainda foram distribuídas através do ranking continental – no limite de uma por país. No masculino, 10 vagas, e no feminino, 11 vagas para Américas.

Mayra Aguiar é uma das esperanças de medalha em Tóquio (Foto: Roberto Castro / rededoesporte.gov.br)

O grande suspense da convocação do Brasil ficou por conta da categoria pesado feminina, que teve disputa acirrada durante todo ciclo olímpico entre a veterana Maria Suelen Altheman e a novata Beatriz Souza. A diferença entre as duas no ranking da FIJ foi de apenas 428 pontos.

– É importante destacar que, nesse cenário de pandemia, nós perdemos o nosso poder de participação em treinamentos internacionais na Ásia e na Europa, que eram os nossos principais focos. Ainda assim fizemos 49 treinamentos, o que é um número bastante significativo – disse o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.

A delegação brasileira viaja para o Japão nos dias 5 e 13 de julho, e a preparação final será realizada na cidade de Hamamatsu, no litoral japonês. Além dos convocados, viajam com a delegação 20 judocas da equipe de apoio, dentre eles a Eliza Carolina Ramos, que teve o passaporte roubado no Rio há uma semana. Quem também fará parte do grupo é Ketelyn Nascimento, da categoria 57kg, a qual o Brasil não possui vaga.

Veja os convocados

Feminino
48kg – Gabriela Chibana (#26)
52kg – Larissa Pimenta (#14)
57kg – sem atleta classificada
63kg – Ketleyn Quadros (#8)
70kg – Maria Portela (#10)
78kg – Mayra Aguiar (#8)
+78kg – Maria Suelen Altheman (#5)

Masculino
60kg – Eric Takabatake (#14)
66kg – Daniel Cargnin (#13)
73kg – Eduardo Katsuhiro (#34)
81kg – Eduardo Yudy (#24)
90kg – Rafael Macedo (#19)
100kg – Rafael Buzacarini (#17)
+100kg – Rafael Silva (#7)

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM