Banner de Aniversário

Esporte

Tandara do vôlei testa positivo em exame antidoping

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem confirmou a presença da substância que pertence ao grupo de anabolizantes

Publicado por: FM No Tempo 07/08/2021, 10:45

A jogadora da seleção brasileira de vôlei Tandara Caixeta foi suspensa provisorialmente após apresentar resultado analítico adverso para uma susbtância proibida em exame antidoping realizado no dia 7 de julho, em Saquarema, no Rio de Janeiro, antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tandara Caixeta (Foto: Reprodução)

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) confirmou a presença da substância ostarina, proibida em competição e fora de competição. A substância, que modula o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular, pertence a uma classe de anabolizantes.

A jogadora  se pronunciou sobre  o caso de doping que resultou em sua suspensão preventiva. Em nota divulgada nas redes sociais, a oposta alegou inocência e disse que a substância entrou “acidentalmente no organismo”.

“Confiamos plenamente que comprovaremos que a substância Ostarina entrou acidentalmente no organismo da atleta e que não foi utilizada para fins de performance esportiva”, diz o comunicado assinado pelo advogado Marcelo Franklin.

A defesa de Tandara destacou que “até o momento, sequer foi analisada a contraprova da urina da atleta” e que “recentemente, inúmeros atletas no Brasil foram vítimas de incidentes envolvendo a Ostarina”.

“(…) salvo melhor juízo, não se afigura razoável qualquer pré-julgamento de uma atleta íntegra, sem quaisquer antecedentes e que há anos contribui para as conquistas do vôlei brasileiro”, aponta a nota.

O documento ainda reforça que a atleta não irá se pronunciar sobre o caso. “Tendo em vista o segredo de justiça imposto ao processo, em respeito à ABCD e ao TJD-AD, por nossa orientação, a atleta Tandara Alves Caixeta não se pronunciará até a decisão final sobre o caso.”

Com infomações do GE e do Uol.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM