Banner de Aniversário

Esporte

Medalhista afirma que Brasil não tem cultura na prática de esportes olímpicos

A entrevista faz parte da programação de aniversário de 15 anos da Teresina FM

Publicado por: Lilian Oliveira 19/08/2021, 15:35

No Brasil, o futebol, sem nenhuma dúvida, pode receber o título de paixão nacional. Com grandes investimentos e multidões de fãs, o esporte consegue marcar a imagem do país. Entretanto, com a grande exposição desse esporte específico, outros acabam por ficar esquecidos. E com a pouca exposição, pode ser difícil conseguir um desenvolvimento mais igualitário do esporte brasileiro.

Medalhista de prata no revezamento 4x100m do atletismo, na Olimpíada de Sidney 2000, Cláudio Roberto entende bem a necessidade de uma melhor divulgação de outros esportes. Para ele, o país não tem cultura na prática de esportes olímpicos. A divulgação de outros esportes deve começar na escola e, mesmo assim, não ficar minimizado somente nas aulas de educação física. “Temos que vivenciar outros esportes”, frisa. 

Passados vinte anos de sua conquista com o 4x100m nos Jogos de Sydney, o velocista piauiense recebeu medalha de prata olímpica no dia 13 de dezembro, 20 anos depois (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB)

O Piauí ganhou, no último mês, uma pista de atletismo nível 2 padrão internacional, que permite ser usada em modalidades do atletismo e competições nacionais e internacionais, como corridas, saltos e arremesso. É um avanço para o medalhista Cláudio Roberto, no entanto, um espaço físico não é o bastante.

Segundo ele, é necessário também materiais específicos da modalidade, uma equipe multidisciplinar para os atletas, tênis de boa qualidade, valores que ajudem a pagar uma passagem aérea, para uma possível competição. Cláudio acredita que tudo pode mudar com melhores investimentos e uma lei de incentivo ao esporte.

Além da prata em Sydney, Cláudio Roberto também coleciona outras medalhas. Confira algumas:

  • Medalha de Prata na Olimpíada de Sidney 2000 no revezamento 4x100m
  • Medalha de Prata em Paris 2003 no Campeonato mundial de Atletismo
  • Campeão Pan-americano em Santo Domingo 2003 no revezamento 4x100m
  • Campeão sul-americano em Manaus 2002 na prova dos 100m

A entrevista faz parte da programação de aniversário de 15 anos da Teresina FM. Ao longo desta semana, a Teresina FM 91,9 promove o ‘Teresina em Pauta’, entrevistando dois convidados em cada edição dos jornais da Teresina FM. O tema abordado na quarta-feira, 18, foi esporte.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM