Banner de Aniversário

Esporte

Após arbitral, FFP define modelo de disputa do Campeonato Piauiense de 2022

Torneio estadual começará em meados de janeiro e contará com volta da fase semifinal

Publicado por: FM No Tempo 09/11/2021, 11:45

A fórmula de disputa da Série A do Campeonato Piauiense de 2022 já está definida. Nesta segunda-feira (8), a Federação de Futebol do Piauí (FFP) realizou o arbitral da competição, que terá início em 15 de janeiro e contará com o atual campeão Altos, o vice-campeão Fluminense, os recém-promovidos Cori-Sabbá e Oeirense e os remanescentes 4 de Julho, Flamengo, Parnahyba e River.

Reunião com dirigentes dos clubes determinou modelo do estadual (Foto: Divulgação/FFP)

O torneio será disputado em sistema de pontos corridos e partidas de ida e volta, com turno e returno. Ao final das 14 rodadas, as quatro primeiras equipes avançam às semifinais, fase que volta ao Piauiense após dois anos de ausência. Além da penúltima fase, a grande decisão também será realizada em dois jogos, com mando de campo e vantagem para o clube que tenha feito melhor campanha na etapa inicial.

Ao campeão estadual será reservado o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a fase de grupos da Copa do Nordeste, todas em 2023. Por sua vez, o vice ganhará as segundas vagas na quarta divisão e na copa nacional, bem como se classificará para as eliminatórias do torneio regional do mesmo ano. O Campeonato Piauiense está previsto para terminar em 3 de abril.

Além dos detalhes esportivos, a FFP lembrou aos clubes participantes a necessidade dos laudos técnicos atualizados de seus respectivos estádios. Atualmente, nenhum estádio no Piauí possui tal documentação em dias. Uma comissão de vistoria formada pela federação visitará os locais que receberão as partidas tanto no interior, quanto na capital. Dentre os documentos exigidos figuram laudos de segurança, engenharia e relativos à Vigilância Sanitária e ao Corpo de Bombeiros.

Altos superou o Fluminense e se sagrou campeão piauiense em 2021 (Foto: Elziney Santos/FFP)

Segundo a federação, o regulamento completo e a tabela do Piauiense serão divulgados até a próxima segunda-feira (15).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM