Banner de Aniversário

Esporte

Esporte é Notícia #46: Altos enfrenta possível punição na Série C e dirigente do Abelhas Rainhas lembra legado de Thainá Silva

Handebol Timonense supera GHC na final do Piauiense Juvenil e Everton Cebolinha chega como principal reforço do Flamengo

Publicado por: FM No Tempo 21/06/2022, 11:58

Punição para o Altos?

O Altos vive um excelente momento na Série C do Brasileirão. Após um início turbulento, o retorno de Fernando Tonet ao comando técnico da equipe levou o Jacaré a alcançar a marca de quatro jogos sem derrota e a assumir a 13ª colocação na tabela, passando a mirar a zona de classificação à próxima fase da Terceirona.

No entanto, o Alviverde pode receber uma punição um tanto… peculiar. Segundo o “Blog do Kempes”, o clube foi denunciado ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo Ferroviário por não ter escalado de forma correta o atacante Paulo Rangel na partida contra os cearenses, válida pela décima rodada da competição, disputada em

Paulo Rangel comemora o gol contra o Ferroviário (Foto: Divulgação/Altos)

Autor do único gol do jogo, o nome de Paulo Rangel estaria incorreto na súmula oficial do confronto. De acordo com o Ferroviário, o jogador foi inscrito como Paulo Rodrigo, outro atleta do Altos, que sequer foi relacionado para o duelo. Dessa forma, o Tubarão da Barra solicita ao STJD que retire seis pontos do Jacaré – três pela infração e três pela vitória.

Contudo, é altamente provável que o Altos não seja punido – ao menos não com a perda de pontos -, tendo em vista que, além de a súmula da partida ter sido aprovada com antecedência pela equipe de arbitragem, o nome correto de Paulo Rangel consta na escalação divulgada nas redes sociais da Manga Mecânica. Assim, caso haja sanção, não passaria da seara financeira.

Outro fator favorável ao Alviverde é a existência de casos semelhantes no futebol estadual e nacional. Em 2017, duas situações ocorreram: no Piauí, durante o confronto entre Portuguesa e Tiradentes-PI pela Série A2 do Brasileirão Feminino, a Lusa escalou a lateral Thalita sem que o nome da atleta constasse na súmula, mas teve de pagar somente multa de R$ 1 mil e não sofreu punição mais severa.

A nível de Brasil, o Corinthians também já viveu essa experiência. Contra o Atlético-GO, pela Série A do Brasileirão, o nome do jogador Rodriguinho estava escrito errado no documento oficial da partida. O clube, porém, responsabilizou a arbitragem, também não perdeu pontos e sequer teve de pagar multa.

Abelhas Rainhas

O Abelhas Rainhas sofreu nova derrota para o Paraíso-TO, por 2 a 1, no último sábado (18), no Lindolfo Monteiro, em Teresina, e foi eliminado da Série A3 do Brasileirão Feminino. Na partida de ida, as tocantinenses haviam vencido pelo mesmo placar e, com a soma dos resultados, avançaram à fase seguinte, na qual irão enfrentar o Ypiranga-AP.

Para Quitéria Alves, presidente do Abelhas Rainhas, o intervalo reduzido entre a confirmação da vaga no torneio e os dois confrontos da fase inicial foi um dos fatores determinantes para a eliminação precoce.

Quitéria Alves, presidente das Abelha Rainhas (Foto: Divulgação)

“Tivemos apenas quatro dias de treinamento antes do jogo de ida e mais quatro antes do jogo de volta. Não é tempo suficiente para que tenhamos uma exibição positiva. Tivemos chances reais de estabelecer vantagem tanto no Tocantins quanto aqui, mas faltou competência para marcar os gols. Isso significa que o trabalho repetitivo executado durante meses fez falta”, analisou.

Fora da competição nacional, a equipe de Picos foca agora no Piauiense Feminino, cuja data e modelo de disputa ainda serão anunciados pela Federação de Futebol do Piauí (FFP). O Estadual, inclusive, premia as vencedoras com uma vaga na terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

“Vamos nos preparar da forma que seja necessária para conseguirmos a classificação. Esperamos, porém, que a FFP divulgue o calendário com pelo menos um mês de antecedência a fim de que não aconteça o que aconteceu no Brasileirão”, pontuou a dirigente, referindo-se à falta de tempo hábil.

A cartola fez questão ainda de frisar a importância do legado de Thainá Silva, atleta do Abelhas que faleceu em um acidente de motocicleta no mês passado. Segundo Quitéria, o objetivo do elenco e da comissão técnica é honrar a paixão que a companheira nutria pelo futebol e representar, além dela, todas as meninas que enfrentam as mesmas dificuldades pelas quais ela passou.

“Topamos aceitar a vaga na Série A3 em nome da Thainá. Mesmo sabendo que seria difícil, demos todas as mãos e fomos juntas. Ela era uma menina de boa convivência, disciplinada, talentosa, obediente tática e tecnicamente, muito inteligente. Tentamos dar o nosso máximo em tão curto prazo para valorizar a história não somente dela, mas de todas que põem a vida em risco para jogar futebol”, ressaltou.

Piauiense Juvenil de Handebol

O Handebol Timonense, ou HTEC, sagrou-se campeão do Piauiense Juvenil de Handebol no último domingo (19) diante do GHC, no CT do adversário, pelo placar de 25 a 23.

De acordo com Isael Silva, técnico da equipe vencedora, o sistema defensivo foi o principal trunfo dos seus atletas, que começaram a decisão em desvantagem.

Handebol Timonense é campeão (Foto: Reprodução)

“Foi um jogo bem difícil, no qual ficamos atrás do placar em 80% do tempo. A consistência na defesa foi essencial para que pudéssemos empatar e, então, passarmos à frente no marcador”, afirmou.

Disputado na forma de rodízio simples, o Piauiense Juvenil contou com quatro equipes, que se enfrentaram na fase inicial em busca do maior número de pontos. As duas melhores classificadas avançaram à final.

“Perdemos para eles na fase classificatória, mas conseguimos fazer algumas observações e os superamos”, destacou Isael.

O treinador ainda sublinhou a importância da parte ofensiva do esquema tático, liderada pelos atletas Kauê Santos, Marcelo Amaral e Pedro Lucas.

Everton Cebolinha no Flamengo

Everton Cebolinha foi anunciado oficialmente como a mais nova contratação do Flamengo. O anuncio veio primeiro do Benfica e posteriormente pelo time Rubro-Negro. O principal reforço do Mais Querido desembarcou no Rio de Janeiro neste sábado e assinou contrato com o clube até o fim de 2026.

Cebolinha é apresentado pelo Flamengo (Foto: Divulgação/CRF)

Cebolinha, 26 anos, vai custar 13,5 milhões de euros para o Flamengo, e com bônus, pode chegar a cerca de 16 milhões de euros. O pagamento será iniciado na atual temporada, e o parcelamento vai até o final de 2024. Ele usará a camisa 19.

Além de ser a principal contratação da temporada, com a grave lesão de Bruno Henrique, que vai operar o joelho direito e não joga mais nesta temporada, a chegada ganha ainda mais destaque e importância para substituição do camisa 27. Ele pode entrar em campo no dia 18 de julho, quando será aberta a janela de transferências internacionais.

Brasileirão Série A

São Paulo 1 x 2 Palmeiras

Murilo e Gómez comemoram o gol (Foto: Reprodução)

Diante de quase 30 mil pessoas, o Palmeiras virou , nos acréscimos, o clássico contra o São Paulo, no Morumbi, em jogo pela 13ª rodada do Brasileirão.

O São Paulo saiu na frente com Patrick, ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, Gustavo Gómez empatou,  e aos 50, Murilo aproveitou outra bola na área e finalizou sem chances para Jandrei.

O Palmeiras agora ostenta a marca de 12 partidas invicto no Brasileirão e já são 19 ao todo na temporada. O Alviverde mantém ainda a liderança isolada do Brasileirão com 28 pontos. O São Paulo estaciona na nona colocação, com 18 pontos.

Confira o quadro no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (21):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM