Banner de Aniversário

Esporte

Esporte é Notícia #48: Fernando Tonet exalta elenco do Altos e Adriana Maga lidera Brasil na Copa América Feminina

Técnico do CPI/Ittnet comemora ouro no Brasileiro de Basquete 3×3 e Copa do Brasil conhece classificados para as quartas

Publicado por: FM No Tempo 12/07/2022, 12:59

Fernando Tonet

Desde que Fernando Tonet retornou ao comando técnico do Altos, a equipe do interior do Piauí venceu quatro partidas, empatou três e perdeu somente uma pela Série C do Brasileirão. A arrancada do Alviverde lhe rendeu a saída da temida zona da degola e lhe aproximou da zona de classificação à próxima fase, a apenas dois pontos de distância.

Atualmente em 14º lugar, a última vitória do Altos foi sobre o Brasil de Pelotas, por 3 a 2, na tarde de domingo (9), no Lindolfo Monteiro, em Teresina. Embora o resultado tenha sido positivo, o Jacaré sofreu várias críticas por ter aberto uma vantagem confortável, diminuída após intensa pressão dos visitantes. Tonet, no entanto, exaltou a partida dos atletas e cobrou “valorização” da parte deles e da torcida.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

“Temos que valorizar os três pontos conquistados. É lógico que abrimos 3 a 0 e depois o jogo ficou perigoso, mas ninguém joga para tomar gols, nenhum atleta relaxa de propósito. O adversário teve méritos, erramos e demos espaço no final. Porém, soubemos controlar a partida e conseguir o mais importante. Lembrem-se de que o Altos já foi lanterna, e olhem onde estamos hoje”, enfatizou.

Outro ponto levantado por alguns torcedores é a limitação física do elenco da Manga Mecânica, que convive com constantes lesões e idas ao departamento médico. Na visão do treinador, toda a equipe deve estar disposta durante os 90 minutos inteiros.

“Não é fácil jogar dessa forma. São poucas equipes no mundo que fazem isso. Estou tentando implementar essa filosofia no Altos; aos poucos iremos conseguir. Agora é vencer os jogos restantes e encostar de vez no G-8”, considerou Tonet.

Foto: Divulgação/A.A. Altos

O triunfo em cima do Brasil de Pelotas marcou o reencontro de Manoel, artilheiro histórico do Jacaré, com as redes. No total, desde 2016, são 87 gols marcados em 207 jogos disputados com a camisa do Altos. O técnico ressaltou a importância do centroavante para a equipe, além de seu companheiro de ataque Betinho.

“É importante que o Manoel marque [gols]. Um cara de presença de área que não vem fazendo boas partidas tecnicamente, mas a insistência nele se justifica porque é artilheiro, faz gols, inclusive de cabeça, como aconteceu dessa vez”, completou.

Brasileiro de Basquete 3×3

O Piauí conquistou três medalhas na Etapa Regional Nordeste do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, realizada em Salvador, na Bahia, entre a última sexta (8) e esta segunda-feira (11).

Na categoria sub-18 masculina, o CPI/Ittnet chegou à grande final e superou a Academia TBJ-BA, levando a medalha de ouro e garantindo vaga na Etapa Nacional da competição. Já nas categorias sub-23 masculina e feminina, Bendito e Delta Opala ficaram com o bronze.

O técnico do CPI/Ittnet, Carlinhos Cavalcante, assumiu a gerência de 3×3 da Federação Piauiense de Basquete (FPB) há dois meses e tinha como uma das principais metas participar do torneio.

Foto: Divulgação/FPB

“Há um bom tempo tentávamos disputar essa etapa, mas o Piauí não efetivava suas equipes. Acho que o basquete do estado foi bem representado, mostramos que temos condições de participar e buscar os resultados que desejamos”, afirmou à Teresina FM.

Na final do sub-18, diante da Academia TBJ, o treinador explicou aos seus atletas que o objetivo já havia sido alcançado. Mesmo assim, os piauienses venceram os baianos por sonoros 21 a 9 e voltaram para casa com um título inédito.

“Nossa expectativa é de que o basquete 3×3 cresça não somente em Teresina, mas também em outros municípios. Já levamos nossas atividades a Campo Maior, José de Freitas e Luís Correia”, destacou Carlinhos.

Piauiense Sub-20

A sexta rodada do Campeonato Piauiense Sub-20 acontece na tarde desta terça no Estádio Albertão, em Teresina, e reúne os seguintes duelos: Fluminense-PI x Cori-Sabbá e Altos x Comercial-PI.

Foto: Divulgação/Fluminense E.C.

Às 16h, Tricolor e Águia entram em campo com motivações diferentes. Enquanto o Vaqueiro busca ampliar a sequência de vitórias, que já chega a duas consecutivas, a equipe de Floriano quer somar os primeiros três pontos no Grupo B.

Logo em seguida, às 18h, Jacaré e Bode vivem situações semelhantes. O Alviverde quer chegar a seis pontos e colar na liderança do Grupo A, ao passo que o clube de Campo Maior deseja vencer pela primeira vez no Estadual.

Copa América Feminina

Após a goleada por 4 a 0 sobre a Argentina, a Seleção Brasileira volta a campo pela Copa América Feminina nesta terça, dessa vez diante do Uruguai, no Estádio Centenário, na Colômbia, às 18h.

Foto: Thaís Magalhães/CBF

As uruguaias não tiveram uma estreia tão feliz: foram derrotadas por 1 a 0 para a Venezuela e, atualmente, ocupam a quarta colocação do Grupo B. Já as comandadas de Pia Sundhage estão na liderança, com três pontos somados.

Vale lembrar que a Seleção conta no seu elenco com a piauiense Adriana Maga que, inclusive, fez dois gols na vitória sobre Las Hermanas.

Copa do Brasil

Os jogos de volta das oitavas de final da milionária Copa do Brasil têm início nesta terça, com 16 times na disputa por oito vagas na fase seguinte. Às 20h30, Athletico-PR e Bahia duelam na Arena da Baixada; pouco depois, às 21h, Cruzeiro e Fluminense se enfrentam no Mineirão.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Na quarta-feira (13), quatro clássicos estaduais: Goiás e Atlético-GO medem forças às 19h, na Serrinha. Uma hora depois, Ceará e Fortaleza se encaram na Arena Castelão e, às 21h30, Flamengo e Atlético-MG e Santos e Corinthians decidem a classificação no Maracanã e na Vila Belmiro, respectivamente.

Por fim, na quinta-feira (14), os últimos dois confrontos são entre Palmeiras e São Paulo, às 20h, no Allianz Parque, e Botafogo e América-MG, às 21h, no Nilton Santos.

Confira o quadro no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (12):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM