Banner de Aniversário

Esporte

Esporte é Notícia #50: Altos repatria lateral Tiaguinho e clubes vão ao mercado antes da Série B estadual

Semifinais do Piauiense sub-20 são definidas e clássico entre Corinthians e Flamengo movimenta quartas da Libertadores

Publicado por: FM No Tempo 02/08/2022, 14:56

Tiaguinho no Altos

O homem voltou! O Altos anunciou nesta segunda-feira (1º) o retorno do lateral-esquerdo Tiaguinho ao clube para a disputa da reta final da primeira fase da Série C do Brasileirão e da Pré-Copa do Nordeste.

Foto: Divulgação/A.A. Altos

Uma das peças fundamentais na histórica campanha na Série D de 2020 que rendeu o acesso à Terceirona, o atleta, que à época foi comandado pelo mesmo Fernando Tonet que hoje lidera a comissão técnica do Jacaré, havia se transferido ao Fluminense-PI no ano passado.

Neste ano, disputou Campeonato Piauiense, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão com a camisa do Vaqueiro Belchior, tendo conquistado o Estadual inédito. Poucas semanas depois da eliminação na Quarta Divisão, o lateral acertou um novo contrato com o Altos.

Tiaguinho, inclusive, já participou da reapresentação da nova (velha) equipe nesta segunda, após a derrota para o Confiança no último sábado (30), pela 17ª rodada da Série C. O defensor deve ser uma carta na manga do Alviverde na busca pela permanência na Terceirona: falta apenas dois jogos para o término da fase inicial; dois empates dão conta do recado.

Apresentação do Piauí

A Série B do Campeonato Piauiense tem início no fim de agosto e os clubes participantes já se movimentam em busca do tão sonhado acesso. Nesta segunda, o tradicional Piauí, pentacampeão da elite estadual, iniciou sua preparação no Complexo Joca Claudino, na zona Sul de Teresina.

Foto: Divulgação/Piauí E.C.

Esse, aliás, é o centro de treinamento do Fluminense-PI, cuja equipe profissional não entra mais em campo neste ano. Ambas as equipes firmaram uma parceria, na qual o Vaqueiro cedeu, além da estrutura, jogadores de suas categorias de base e membros de sua comissão técnica.

Na apresentação do Enxuga-Rato para a temporada 2022, estiveram presentes o presidente do clube, Kennedy Gomes; o treinador do time principal, Eduardo, ex-atacante do Flu-PI; e o auxiliar técnico Tarso Campelo, igualmente vindo do Tricolor.

Além dos atletas emprestados pelo Fluminense-PI, o elenco do Piauí conta com peças experientes no futebol local, tais como o lateral-direito Tote (ex-Altos e Sampaio Corrêa), os volantes Biel, Ribeiro e Daniel e o atacante Levi (ex-Flamengo-PI).

Apresentação do Ferroviário-PI

Outra equipe de tradição no futebol piauiense cuja presença está garantida na Segundona estadual é o Ferroviário-PI, de Parnaíba, que fechou com o treinador Valdomiro Ferreira para comandar o elenco durante a disputa da competição.

Foto: Divulgação/Ferroviário A.C.

O clube do litoral realizou sua apresentação na tarde desta segunda no Estádio Ferreirão, em Buriti dos Lopes, a 297 km de Teresina, e revelou alguns nomes conhecidos do torcedor local que irão compor o plantel do time.

Entre os jogadores que vestirão a camisa do Ferrão do Delta figuram o goleiro Jailson, o lateral Diguinho, o volante Edinaldo e os atacantes Ítalo Pica-Pau e Jânio Daniel, todos ex-4 de Julho, e o zagueiro Gilmar Bahia e o volante Sorin, ambos ex-Parnahyba.

De acordo com a asssessoria do clube, os atletas ficarão em uma pousada no município vizinho de Parnaíba e farão seus treinamentos nas duas cidades. O Estádio Pedro Alelaf, na Capital do Delta, receberá as partidas do Ferroviário-PI na Série B.

Reforços do Picos

Mais uma equipe de renome a reforçar seus quadros para brigar pela vaga na Série A do Piauiense é o Picos, rebaixado em 2021 e que já deseja retornar à divisão de elite.

Foto: Divulgação/S.E. Picos

No último domingo (31), o Zangão anunciou a contratação de três jogadores: o volante Dudu, o atacante Raí Soares e o meio-campista Jairim. O trio, nascido na Capital do Mel, é composto por “craques da terra”, como classificado pelo próprio clube nas redes sociais.

O último time defendido por Dudu foi o Ceilândia, do Distrito Federal, mas aqui no Piauí já vestiu as cores de Piauí, River-PI e 4 de Julho. Jairinho, por sua vez, disputou o Piauiense de 2022 pelo Oeirense, que vai disputar a Segundona do ano que vem. Por fim, Raí é cria da base do Flu-PI e foi emprestado recentemente à equipe sub-20 do Bahia.

Apesar de a montagem do elenco já ter começado, o Picos ainda luta contra o tempo para mandar seus jogos no Estádio Helvídio Nunes, que se encontra em meio a reformas emergenciais para atender às exigências da Federação de Futebol do Piauí (FFP). Caso não cumpra os requisitos necessários para receber torcedores, as partidas do Zangão podem acontecer em Oeiras.

Piauiense Sub-20

A última rodada da fase de grupos do Campeonato Piauiense Sub-20, ocorrida nesta segunda, definiu os quatro semifinalistas da competição de base: Altos, Fluminense-PI, Picos e Tiradentes-PI.

No Lindolfo Monteiro, o Zangão bateu o Vaqueiro por 1 a 0, com gol de Marcelo, ultrapassou o próprio Flu-PI e terminou a etapa inicial na liderança do Grupo B, com 13 pontos conquistados.

Foto: Samuel Pereira

O Tricolor ficou na vice-liderança, com um ponto a menos; quem se deu mal foi o River-PI, terceiro colocado, que ficou de fora do mata-mata e, consequentemente, da Copa São Paulo de Futebol Júnior, após uma sequência de sete classificações consecutivas.

No outro duelo do dia, o Altos derrotou o Oeirense por 2 a 1, de virada, em confronto direto pela vaga nas semis. João Reis e Lenílson, aos 50 minutos do segundo tempo, fizeram os gols do Jacaré, enquanto Pança marcou para o Cachorro Louco.

Com a vitória, o Alviverde somou 12 pontos e terminou na segunda colocação, atrás apenas do Tiradentes-PI, com a mesma pontuação, mas saldo de gols menor (+8 a +4). A equipe da Capital da Fé, em terceiro lugar, amargou a eliminação.

Os confrontos das semifinais serão os seguintes: Tiradentes-PI x Fluminense-PI e Picos x Altos. Os primeiros contarão com a vantagem do empate por terem feito melhor campanha na fase anterior.

As partidas estão previstas para o próximo sábado (6), em Teresina. A grande final acontece em 10 de agosto. O campeão e o vice irão representar o Piauí na Copinha, ao passo que o vencedor garante ainda lugar na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil da modalidade.

Mundial de Vôlei Feminino

Após o vice-campeonato na Liga das Nações, a Seleção Brasileira de vôlei feminino conheceu as 16 jogadoras que irão representá-la na disputa do Mundial da categoria, que irá ocorrer na Holanda e na Polônia, com início em 23 de setembro.

Foto: Wander Roberto/CBV

Confira a convocação: 

– Centrais: Carol Gattaz, Carol, Julia Kudiess e Lorena;

– Ponteiras: Ana Cristina, Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara;

– Opostas: Kisy, Lorenne e Lorrayna;

– Levantadoras: Macris e Roberta;

– Líberos: Natinha e Nyeme.

Na fase inicial, o Brasil caiu no Grupo D ao lado de Argentina, China, Colômbia, Japão e República Tcheca. As quatro melhores colocadas de cada chave avançam à segunda fase, na qual serão formados dois novos grupos com oito seleções cada.

Os quatro primeiros times seguem às quartas de final, das quais as equipes restantes se enfrentam nas semifinais e, por último, na grande decisão, marcada para 15 de outubro.

A Seleção busca o título inédito na competição, tendo conquistado o vice-campeonato em 2006 e 2010. Na última edição, em 2018, as meninas do Brasil tiveram de se contentar com a sétima posição geral.

Libertadores e Sul-Americana

A América do Sul – ou melhor, o Brasil – vai ferver! A noite desta terça reserva um confronto para lá de interessante entre os dois clubes mais populares do país: Corinthians e Flamengo.

Foto: Marcelo Cortes/C.R. Flamengo

Às 21h30, o Timão recebe o Rubro-Negro na Neo Química Arena, em São Paulo, em duelo válido pelas quartas de final da Libertadores. Será o primeiro de dois jogos para definir o classificado às semifinais do torneio continental.

No último domingo (31), o Corinthians se recuperou da derrota sofrida pela Atlético-GO, no meio da semana, pela Copa do Brasil, e fez as pazes com a torcida ao vencer o Botafogo, por 1 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Já o Flamengo se sagrou vitorioso sobre o mesmo Atlético-GO, goleando o Dragão por 4 a 1 no sábado (30) e finalmente adentrando o G-4 da Série A. Expectativa de grande jogo entre esses gigantes do futebol brasileiro!

Confira o quadro no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (2):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM