Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Esporte

​​​​​​​Ceará e Piauí dominam o pódio no Piauí Rally Cup, que termina premiando campeões na praia do Barramares

A competição abriu o primeiro campeonato piauiense da modalidade

Publicado por: Caio Rabelo 09/07/2024, 10:57

Sentimento de satisfação e de agradecimento dos quase 50 competidores de quatro estados que vieram ao litoral do Piauí para serem presenteados com uma competição de alto nível, com muita estrutura, segurança, apoio médico, com um percurso que é um deleite para qualquer competidor off road. Competidores do Piauí, Ceará, Maranhão e Pará desafiaram o circuito de quase 40 km de especial, no Complexo Barramares, em Luís Correia, no Piauí Rally Cup, que terminou na tarde deste sábado, reunindo pilotos de UTV, de moto e de quadriciclo. A competição abriu o primeiro campeonato piauiense da modalidade, com organização da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP).

O complexo Barramares, que mais lembra os Lençóis Maranhenses, é também apelidado por muitos de “Lençóis Piauienses”, pois é uma área gigantesca de muitas dunas, areia quase branca, cercada de pequenos lagos e lagoas, alguns de águas azuis cristalinas. Essa região pouco explorada é um cenário perfeito e encantador da natureza, com muita fauna e flora e que ficará na memória dos competidores que tiveram que usar muita técnica, força e coragem para superar os gigantescos trechos e bancos de areia. Mesmo com os desafios, não houve nenhuma desistência, todos completaram as cinco especiais nos dois dias de prova, sexta-feira (05) e neste sábado (06).

Foto: Reprodução

No final do dia, aconteceu a premiação de todas as categorias, com troféus do 1º ao 5º colocados, na praia que faz parte do Complexo Barramares. O diretor geral do evento, Landerson Carvalho, o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Cláudio Jacob, e o presidente da FMP, Zenardo Maia, conduziram a premiação e agradeceram a todos os participantes, patrocinadores, demais parceiros e equipes que trabalharam no evento.

Diogo Mesquita, da equipe Kadoo Racing, de Fortaleza, fez o melhor tempo na categoria UT1 Pró. Em seu segundo ano participando do evento, o piloto conseguiu a primeira colocação geral em todas as voltas nos dois dias de prova. “A gente ficou em primeiro lugar por completo, não tem coisa melhor, dever cumprido. Aqui tenho piso de cascalho, duna, lama, vegetação rasteira tudo no mesmo percurso. Então, aqui a gente conseguiu andar em quatro, cinco tipos de piso, que em outros cantos do Brasil eu não consigo. É bacana isso”, disse Diogo Mesquita.

Em segundo na categoria UT1- UTV Pró, o piloto João Afro, de São Luís, Maranhão, disputou pela segunda vez o Piauí Cup. Depois de um primeiro dia difícil com problemas de tração no veículo, ele se recuperou e conseguiu terminar a prova sem grandes dificuldades. “Acho que essa foi uma das provas mais bonitas que já fiz. Disparado! Tenho onze Rally dos Sertões, vou para o meu 12º esse ano, mas essa prova aqui em Luís Correia foi linda. A gente andou muito por cima de duna, um visual muito bonito, tem muita lagoa, lembra um pouco os Lençóis Maranhenses, que é uma beleza do meu Estado”, atestou o piloto.

Fernando Paraíso, da equipe Kadoo Racing, categoria UT3 Start, conseguiu subir ao pódio em primeiro lugar. Para ele, a prova foi momento de superação e não imaginou que conseguiria ficar em primeiro lugar. “Primeira vez que corro aqui, nunca vi uma estrutura e organização como essas. A pista é completa. Corro há uns dez anos, pilotos de todo o país devem vir para cá”.

Foto: Reprodução

Fernando Oliveira, equipe Cacique Pneus, de Teresina, ficou em primeiro na categoria UT2 Turbo. Ele considerou o rally uma prova diferente, com um terreno diferenciado e desafiador. “A gente corre realmente atrás de desafios. Então, foi bom, foi uma prova que serviu para a gente conseguir aprimorar um pouquinho a pilotagem nesse tipo de terreno. É uma prova que tem uma organização espetacular, não tem o que falar mal, não fica atrás de nenhuma feita no Brasil todo”, afirmou Fernando.

Nos quadriciclos, o grande vencedor foi Victor Studart, da equipe Jefing Racing, de Fortaleza. Pela primeira vez no Piauí, ele disse que aceitou o convite dos amigos, que vieram ano passado, e achou a prova muito organizada. “A pista é muito boa, muito rápida. É um método diferente, tem um prólogo, que é muito legal também. No Ceará, a gente faz o cearense de rally. Comecei a competir ano passado e estou querendo firmar uma cadência maior e continuar no rally, que é legal demais”, disse Victor.

ACIDENTE – O piloto de moto de Teresina, Murilo Castelo Branco, da equipe Heliar Racing, liderava na sua categoria no primeiro dia nas motos Super Production. No entanto, na 3ª bateira, realizada no sábado, em duna alta, ele perdeu o controle da moto e, na queda, conseguiu soltar a moto e desceu rolando a duna. Foi socorrido pela equipe de resgate médico, sem nenhuma lesão. Problema resolvido, ele voltou a disputar as baterias finais e fez boa pontuação, terminando em 3º lugar. O campeão nessa categoria foi o também piauiense Rummenigge Costa. Ele não começou o primeiro dia tão bem, mas foi superando a falta de ritmo, testando a nova moto com a qual, inclusive, vai estrear no Rally dos Sertões, e venceu. Rummenigge foi o campeão do PRC 2022 e é o atual campeão dos Sertões (categoria MT3).

Guilhermino Fontenele (categoria Production) e Robson Neres (categoria Regional), pilotos da mesma equipe de motos de Parnaíba, a 18 km de Luís Correia, a MX Training, foram os campeões e mostraram que o litoral do Estado continua despontando como um seleiro de bons competidores de ralis de velocidade.

O Piauí Rally Cup tem supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. Patrocínio do Governo do Piauí / SETUR, Embratur e Ministério do Esporte. Apoio: VM Experience / Can-Am, Nutz Teresina, Colchão Onix, Loja Signature, Complexo Barramares. Apoio: Revistas ProMoto, Mais Off-Road e FullPower. Produção X Brasil.

CAMPEONATO PIAUIENSE DE RALLY CUP
RESULTADO FINAL DO PIAUÍ RALLY CUP 2024 – EDIÇÃO ROTA DAS EMOÇÕES

MOTOS

CATEGORIA RC1  SUPER PRODUCTION
1º – Rummenigge Costa (nº 357) – Bom Jesus-PI – total: 124 pontos
2º – Davi Mendes (nº 363) – Picos-PI – total: 103 pontos
3º – Murilo Castelo Branco (nº 361) – Teresina-PI – total: 99 pontos
4º – Alyson Ibiapina (nº 358) – Teresina-PI – total: 89 pontos
5º – Paulo Célio (nº 362) – Teresina-PI – total: 56 pontos

CATEGORIA RC2 PRODUCTION
1º – Guilhermino Fontenele (nº 398) – Parnaíba-PI – total: 130 pontos
2º – Albert Miura (nº 366) – Teresina-PI – total: 111 pontos
3º – Hugo Kennedy Braga (nº 364) – Pres. Prudente-MA – total: 103 pontos
4º – Washington Torres (nº 368) – Picos-PI – total: 101 pontos
5º – Rodrigo Barros (nº 365) – Teresina-PI – total: 82 pontos

CATEGORIA RC3 BRASIL PRODUCTION
1º – Élio Lima Barros (nº 397) – Pres. Dutra-MA – total: 130 pontos
2º – João Augusto (nº 370) – Teresina-PI – total: 109 pontos
3º – Edmar Gurgel (nº 369) – Caxias-MA – total: 69 pontos
4º – Lenilson Fernandes (nº 396) – Teresina-PI – total: 40 pontos

CATEGORIA RCG REGIONAL
1º – Robson Neres (nº 351) – Parnaíba-PI – total: 130 pontos
2º – José Carlos Farias (nº 353) – Aldeias Altas-MA – total: 109 pontos
3º – Neto Palhano (nº 354) – Caxias-MA – total: 109 pontos
4º – Marcos Raulino (nº 356) – Altos-PI – total: 97 pontos
5º – João Cronemberger (nº 355) – Teresina-PI – total: 34 pontos

QUADRICICLOS
CATEGORIA RCQ
1º – Victor Studart (nº 391) – Fortaleza-CE – total: 78 pontos
2º – Felipe Viana (nº 392) – Fortaleza-CE – total: 69 pontos
3º – João Luiz Moura (nº 390) – Fortaleza-CE – total: 63 pontos
4º – Oscar Lima (nº 394) – Parnaíba-PI  total: 57 pontos

UTVS

CATEGORIA UT1 PRÓ
1º – Diogo Mesquita (nº 316) – Fortaleza-CE – total: 130 pontos
2º – João Afro (nº 322) – São Luís-MA – total: 115 pontos

CATEGORIA UT2 TURBO
1º – Fernando Couto Oliveira (nº 317) – Teresina-PI – total: 127 pontos
2º – Cláudio Alencastro (nº 319) – Fortaleza-CE – total: 92 pontos
3º – Armando Bispo (nº 318) – Fortaleza-CE – total: 46 pontos

CATEGORIA UT3 START
1º – Fernando Paraíso (nº 321) – Fortaleza-CE – total: 115 pontos
2º – Átila Brasil Moura (nº 313) – Fortaleza-CE – total: 111 pontos
3º – Pablo Fonteles (nº 311) – Sobral-CE – total: 107 pontos
4º – Kadu Machado (nº 314) – Parnaíba-PI – total: 104 pontos
5º – Rodrigo Barreto (nº 312) – Fortaleza-CE – total: 87 pontos
6º – Melissa Matsunaga (nº 310) – Belém-PA – total: 71 pontos

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM