Banner de Aniversário

Geral

“Mesmo se você já teve a doença, pode se vacinar”, afirma o infectologista Herion Alves

O médico tirou dúvidas dos ouvintes sobre a vacinação contra a Covid-19

Publicado por: FM No Tempo 20/01/2021, 10:55

“Se você já teve a doença, pode se vacinar”. A afirmação é do médico infectologista Herion Alves, que  tirou dúvidas dos ouvintes nesta quarta-feira sobre a vacina do Covid-19.

Sobre a duração da imunidade no corpo vacinado ele comentou: “A partir do momento que a pessoa teve a doença, ela adquire imunidade, porém a gente ainda não sabe por quanto tempo. Não temos trabalhos suficientes que mostrem o tempo dessa imunidade no organismo também com a vacina, por isso se você já teve ou não, pode se vacinar sim”.

O espaço de tempo ideal entre as duas aplicações da vacina, que exime a possibilidade de ser demonstrada a forma mais grave da doença, seria de 14 a 28 dias, segundo ele: “A primeira dose já te garante uma eficácia, a segunda seria só para potencializar e garantir a imunidade duradoura”.

Infectologista comenta sobre tempo de duração da vacina (Fonte: Assessoria)

 

Os efeitos colaterais da vacinação da covid-19 são similares à outras vacinas já conhecidas, eles podem variar entre uma dor no local da aplicação, mal estar, febre, de acordo com o infectologista: “ Isso tudo significa que seu corpo está reagindo à presença daquele elemento no seu organismo, podendo até ter a presença desse evento meses após a vacinação”.

O Ministério da Saúde e a Anvisa decretaram que gestantes, lactantes  e crianças não deverão tomar a vacina, por não existir estudos nesse perfil de pacientes. “Como a gente não tem nada que comprove o benefício, a orientação desses órgãos é de não tomar”, acrescentou o médico.

USO DA MÁSCARA

Ele reforçou a importância das medidas protetivas continuarem durante e após essa etapa de vacinação. “Existem outras cepas do vírus circulando que não temos certeza se podem causar certo grau de infecção mais grave ou não”, comentou o médico.

“Em países asiáticos, o uso da máscara já é rotineiro, como medida protetiva não só para se  defender do coronavírus mas também de outros vírus e bactérias”, acrescentou o entrevistado.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM