Banner de Aniversário

Geral

Em 1º dia na Casa Branca, Biden já mostra mudanças na política dos EUA

Mesmo antes da cerimônia de posse, a equipe de Biden já havia anunciado a reversão de 17 decretos de Trump

Publicado por: FM No Tempo 21/01/2021, 08:02

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou posse nesta quarta-feira (20) em uma cerimônia sem público e cercado por policiais da Guarda Nacional. Já no seu primeiro dia, prometeu medidas para reverter as políticas do antecessor, Donald Trump. O ato é preocupante para a política externa brasileira que, durante os dois últimos anos, seguiu a cartilha trumpista.

Mesmo antes da cerimônia de posse, a equipe de Biden já havia anunciado a reversão de 17 decretos de Trump. Entre eles, decidiu pelo retorno dos EUA ao Acordo de Paris, sobre o clima, pela anulação da decisão de deixar a OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela interrupção da construção do muro na fronteira com o México.

Presidente Joe Biden e vice-presidenta Kamala Harris tomam posse (Foto: DREW ANGERER/AFP)

Entre os decretos prioritários de Biden também está a promoção da igualdade racial e de gênero, outro tema que opõe Biden e líderes populistas de extrema-direita, como Jair Bolsonaro.

Segundo apontam analistas, os direitos humanos também serão importantes no novo governo, indo contra a pauta conservadora brasileira defendida tanto pelo Ministério de Relações Exteriores, de Ernesto Araújo, quanto pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves

VICE -PRESIDENTE

A vice Kamala Harris fez história ao se tornar a primeira mulher, a primeira negra e a primeira asiático-americana a ocupar o cargo.

Antes do juramento, horas antes de chegar ao Congresso, ela comentou: “ Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”.

Sua primeira ação como vice-presidente foi empossar os dois democratas eleitos para o Senado, Jon Ossoff e Raphael Warnock, da Geórgia, bem como seu substituto na Califórnia, Alex Padilla. Agora, o Senado tem a maioria democrata.

Fonte: UOL
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM