Banner de Aniversário

Geral

Estudo identifica coinfecção por duas linhagens diferentes do coronavírus

A Universidade Feevale divulgou o estudo científico

Publicado por: FM No Tempo 27/01/2021, 12:53

A Universidade Feevale divulgou um estudo científico sobre variantes de covid-19. Após análises de amostras coletadas no Sul do Brasil, cinco linhagens diferentes foram encontradas e dois casos de coinfecção, quando vírus com genomas distintos estão em um mesmo indivíduo.

Esse tipo de problema não havia sido descrito até o momento. A Universidade divulgou que “a preocupação é porque a mistura de genomas de diferentes vírus coinfectando o mesmo indivíduo, a chamada recombinação, é um dos fenômenos que está na base da evolução de coronavírus”.

Coronavírus tem sofrido mutações constantemente (Foto: Divulgação/ iStock)

Mas os pesquisadores ressaltaram que os 2 pacientes com coinfecção tiveram casos “de leve a moderado” e se recuperaram bem, sem a necessidade de hospitalização. Além da nova preocupação com a coinfecção, os estudos alertam para a possibilidade de dispersão das variantes do vírus para outros estados e países vizinhos da América do Sul.

Foi possível confirmar também a disseminação generalizada da variante E484K na proteína S, que é a mesma mutação do coronavírus identificada no Rio de Janeiro no mês passado.

Os pesquisadores também estão conduzindo experimentos in vitro na nova linhagem encontrada no Estado, incluindo isolamento viral e investigação sobre neutralização ou não por anticorpos presentes no soro de pacientes infectados e recuperados.

 

 

 

Fonte: VivaBem
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM