Geral

Homenagem da Teresina FM ao ex-prefeito Firmino Filho

Por Durvalino Filho

Publicado por: Maria Sol Martins 07/04/2021, 10:21

A morte do ex-prefeito Firmino Filho, na tarde desta última terça-feira 06 de abril, deixou a cidade de Teresina perplexa e estarrecida. O gesto de Firmino põe fim a uma carreira que, para os piauienses, ainda teria muitos capítulos, já que Firmino sempre se notabilizou como homem público exemplar, cujos mandatos foram conquistados através do voto direto em eleições livres e soberanas.

Firmino Filho (Foto: Reprodução)

Firmino da Silveira Soares Filho era economista e político ligado ao PSDB. Seu primeiro cargo público foi de vereador, elegeu-se prefeito de Teresina pela primeira vez em 1997, permanecendo no cargo até 2004.

Numa segunda investida à prefeitura, Firmino foi novamente prefeito de Teresina de 2013 a 2020. Além disso, elegeu todos os seus sucessores. Antes disso, Firmino foi secretário de finanças do então prefeito Wall Ferraz e presidente da Fundação Municipal de Saúde.

No seu último mandato como prefeito, Firmino Filho colocou Teresina como a capital brasileira com o melhor ensino público municipal do Brasil, superando São Paulo e Curitiba.

O resultado pode ser avaliado pelas centenas de medalhas e prêmios que os alunos das nossas escolas municipais conquistaram no Brasil e até no exterior.

Outro grande feito de Firmino como prefeito foi a criação e implementação do Projeto Vila-Bairro, que se tornou um projeto recomendado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, para o resto do mundo.

Um jovem político aguerrido, com um imenso eleitorado em Teresina, Firmino teria ainda um grande futuro como homem público piauiense. Milhares de cidadãos torciam para que ele chegasse ao cargo de governador do estado, não fosse o trágico acontecimento da tarde de hoje.

Casado com a deputada estadual Lucy Silveira, com quem teve três filhos, Firmino deixa toda Teresina de luto com o seu trágico fim. Ninguém ainda consegue explicar o gesto derradeiro de Firmino, ainda sem explicação e causas evidentes.

Deixa a vida e entra imediatamente para a história, principalmente como o “prefeito amigo da criança”, por quem fez muito enquanto ocupou cargos públicos.

Teresina chora e lamenta o fim prematuro de Firmino Filho, um homem público piauiense que ainda teria muito a oferecer a toda a população de Teresina e do nosso estado. Descanse em paz na eternidade.

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM