Geral

Piauí recebe primeiras doses da vacina Pfizer; imunizante será aplicado em Teresina

As doses vêm em embalagens específicas para a garantia da temperatura negativa entre -25° e -15° graus

Publicado por: Maria Sol Martins 04/05/2021, 09:27

O Piauí recebeu 5.850 doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na segunda-feira (3). Os imunizantes chegaram em embalagens específicas para a garantia da temperatura negativa entre -25° e -15° graus.

Entrevista JT1 (Foto: Reprodução)

Em entrevista à Teresina FM nesta terça-feira (4), o superintendente do HU, professor e cardiologista Dr. Paulo Márcio Sousa Nunes explicou que Essa vacina exige armazenamento em temperaturas que fiquem entre -60 graus e -90 graus. Confira o JT1 de hoje na íntegra (entrevista a a partir das 07:46).

Além disso, a vacinação deve ocorrer em ambiente hospitalar, no tempo de até 15 minutos e com observação do paciente por até 20 minutos, devido o risco de reação alérgica do novo imunizante.

O Hospital Universitário da UFPI possui um freezer especial com capacidade de armazenagem em temperaturas em torno de -90 graus. Ele é usado para conservar medicamentos, vacinas e insumos usados no hospital e para pesquisas que precisam de baixas temperaturas para conservação.

O superintendente do HU destacou que a vacina Covid-19 da Pfizer é a mais eficaz que está disponível no mercado mundial e a mais utilizada nos países considerados de primeiro mundo, como Estados Unidos, Israel e países da Europa. “Ela vem com uma tecnologia nova, que é uma vacina de RNA, um tipo que ainda não foi praticada no mundo, é a primeira vez, primeira doença que foi desenvolvida essa tecnologia e precisa para a sua proteção da garantia dessas temperaturas baixas”, explicou.

 

 

Com informações da UFPI

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM