Banner de Aniversário

Geral

MPPI expede recomendação para suspensão de transferência de animais do Parque Zoobotânico

A autora da decisão é a promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho, da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina

Publicado por: Lilian Oliveira 21/07/2021, 16:39

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) expediu recomendação à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) para que a transferência dos animais existentes no Parque Zoobotânico de Teresina seja imediatamente suspensa até que haja análises e perícias técnicas por profissionais qualificados, como médicos veterinários, zootecnistas e biólogos.

A autora da decisão é a promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho, da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina. De acordo com recomendação, os animais que estão no Parque Zoobotânico, em sua grande maioria, estão em idade avançada e necessitam de cuidados, principalmente em relação à possível sedação para fins de transporte. 

Foto: Semar / Reprodução

Ainda é necessário aos animais de idade avançada que haja adaptação, avaliação antes de sua transferência, condição física, peso, condição do jejum pré transporte, também a avaliação técnica de novo local para readaptação.

Conforme a promotora, a eventual sedação para transporte dos animais em idade avançada pode gerar uma grande carga de estresse e agravar problemas de saúde. “A maioria dos animais do Parque são resgatados, vítimas de maus tratos, frutos de operações policiais, sendo estes totalmente dependentes de seus tratadores, não possuindo condições de independência fora do parque. A realização de estudos prévios é indispensável”, pontua Gianny Vieira de Carvalho.

 

Matérias relacionadas:

Animais do Zoobotânico vão ser transferidos para santuários ecológicos

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM