Banner de Aniversário

Geral

Fake news é uma técnica de comunicação sofisticada com vários direcionamentos

A internet não é uma terra sem lei, diz entrevistado

Publicado por: FM No Tempo 29/07/2021, 12:45

Um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro, é a propagação de fake news, que passou a ser criminalizada nas eleições de 2018, no qual era usada para beneficiar alguns candidatos.

A desinformação foi um dos temas da entrevista de hoje (29) na Teresina FM 91,9, no qual o entrevistado João Victor Rozatti, defensor do estado do Paraná e escritor, disse que as fake news são uma técnica de comunicação muito sofisticada, e podem ter muitos direcionamentos.

Captura de tela da entrevista no canal no Youtube da Teresina FM.

O entrevistado disse que as fake news tornaram-se uma técnica de comunicação muito mais sofisticada, do que meramente uma questão de propaganda eleitoral, já que por exemplo, durante a pandemia do coronavírus, desinformações sobre a eficácia das vacinas, uso de máscaras e distanciamento social foram bastante disseminadas. “Uma técnica de informação que pode ser usada para muitas coisas, desde propagar uma desinformação que é nociva à saúde das pessoas, até propagar uma desinformação de cunho político, ideológico. E também para simplesmente destruir a reputação de alguém com ataques diretos, o chamado discurso de ódio”, complementa o defensor.

Fake News criminalizada

Atualmente existe um Projeto de Lei (PL) que tramita no Congresso. Essa PL visa trazer algumas limitações e algumas obrigações para os próprios provedores, como Instagram, Facebook e Twitter.

Para coibi-la , o Supremo Tribunal Federal declarou ilícito pagar para que esse conteúdo seja divulgado de forma estruturada, por robôs, como por exemplo. Ou a obrigatoriedade de retirar conteúdo pornográfico postado nas redes. Até mesmo encerrar uma conta por essas irregularidades.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM