Geral

Audiência Pública discute nesta quarta-feira aumento de queimadas no Piauí

A reunião acontece na Assembleia Legislativa do Estado

Publicado por: Wanderson Camêlo 12/10/2021, 13:39

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, nesta quarta-feira (13), uma audiência pública para discutir sobre medidas preventivas para evitar o aumento de queimadas no estado. A reunião acontece a partir das 9h na sala das Comissões.

“O Piauí registrou, em 2021, quase o dobro de queimadas em relação a 2020, e isso é resultado de uma política ambiental inexistente, além da falta de fiscalização e campanhas de conscientização contra as queimadas. Vamos reunir todas as autoridades competentes e discutir ações emergenciais, além de cobrar um planejamento para reduzir esses índices alarmantes”, destacou a deputada Teresa Britto (PV), proponente da audiência pública.

A deputada Teresa Britto, proponente da audiência pública (Foto: divulgação)

Foram convidados para participar o Corpo de Bombeiros, Equatorial Piauí, Ministério Público do Estado, Associação Piauiense dos Municípios, Câmara Municipal de Teresina, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), OAB-PI, Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Fundação Rio Parnaíba, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina.

No dia 13 do mês passado, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) expediu seis recomendações direcionadas às autoridades e instituições do município de São Raimundo Nonato com objetivo de orientar a adoção de ações para a prevenção e combate às queimadas irregulares e incêndios florestais na região, uma das mais afetadas por ações do tipo.

Foi proposto à prefeita do município a criação, aparelhamento e início do funcionamento de Brigada Municipal de Combate a Incêndios, que deve atuar, complementar e subsidiariamente, de preferência na área rural, nas atividades típicas de prevenção e combate a incêndio e medidas correlatas. O prazo dado para adoção da medida foi de 60 dias.

São Raimundo Nonato não conta com unidade do Corpo de Bombeiros. Sem falar em prazo, o governo do Estado prometeu resolver o problema.

Incêndio no corredor ecológico

Área do corredor ecológico devastada por uma série de incêndios registrados no mês de setembro (Foto: divulgação)

No mês de setembro deste ano, uma série de incêndio atingiu parte do corredor ecológico em São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina), matando árvores e animais. Ainda não há registro sobre o impacto, em números, causado à biodiversidade do local.

Com informações da Alepi e do MPPI

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM