Banner de Aniversário

Geral

Setut ingressa com ação judicial no TCE contra decreto de calamidade no transporte público

No relatório, entidade defende que medida adotada pela Prefeitura configura “abuso de prerrogativas”

Publicado por: FM No Tempo 06/11/2021, 12:11

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut) ingressou, nesta sexta-feira (5), com ação judicial de medida cautelar no Tribunal de Contas do Piauí (TCE) contra o decreto de calamidade pública no sistema de transporte coletivo de Teresina publicado pela Prefeitura Municipal.

Crise do transporte coletivo na capital segue sem soluções (Foto: Reprodução)

Em nota, a entidade alega que o estado de calamidade declarado pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) configura “abuso de suas prerrogativas” e está em “claro desacordo com as hipóteses legalmente previstas”. O TCE, por sua vez, acatou o pedido do sindicato e determinou à gestão municipal que apresente defesa em relação à denúncia no prazo improrrogável de cinco dias úteis.

O relatório do Tribunal, assinado pela recém-nomeada conselheira Flora Izabel, aponta ainda que o denunciado deve apresentar “fundamentos sobre a totalidade das irregularidades” expostas pelo Setut, e ressalta que cabe à Prefeitura “manifestar-se precisamente sobre todas as alegações”.

Procurada pela reportagem da Teresina FM, a Prefeitura de Teresina informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a medida do TCE.

Estado de calamidade

Na última quinta-feira (28), o prefeito Dr. Pessoa assinou o decreto de calamidade pública no sistema de transporte coletivo de Teresina. A determinação ficará vigente durante 180 dias.

O objetivo é adotar medidas visando a contratação emergencial de empresa(s) de transporte coletivo para prover a continuidade da operação do transporte coletivo no município. A resolução ainda foi publicada no Diário Oficial.

Gestor apela para medida emergencial a fim de contornar crise (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Segundo o documento, a Prefeitura entende que “após após o pagamento da primeira parcela da entrada do acordo extrajudicial, os operadores se comprometeram a dar efetivo cumprimento sem interrupção das ordens de serviços emitidas pela Superintendência de Trânsito (Strans), fato que não ocorreu como se verifica com inúmeras paralisações do sistema”.

Entretanto, o Setut questiona a legalidade da medida. De acordo com a advogada Naiara Moraes, consultora jurídica da entidade, existe um contrato administrativo válido e, portanto, o gestor estaria impedido de fabricar um estado de emergência. O sindicato defende a priorização do pagamento regular de todos os valores devidos aos empresários.

Greve do transporte público

Após uma série de paralisações, os motoristas e cobradores de ônibus anunciaram uma nova greve do transporte público de Teresina. As atividades foram paralisadas na quinta-feira (28).

Em entrevista à Teresina FM,  o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), Miguel Arcanjo, reiterou que a motivação da greve é a recusa do Setut em negociar com a categoria. “Queremos apenas assegurar nosso direito a relações trabalhistas justas e definidas”, garantiu o secretário.

O secretário afirma que os trabalhadores apenas retomarão os serviços mediante o pagamento da convenção coletiva da categoria. Conforme o Setut, a data base da assinatura de uma eventual convenção está prevista somente para janeiro de 2022.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM