Banner de Aniversário

Geral

Médicos paralisam as atividades nos hospitais públicos na terça-feira (16)

A FMS comunicou que vai questionar o movimento dos médicos na Justiça

Publicado por: Lilian Oliveira 11/11/2021, 14:48

Matéria de Luciano Coelho (com colaboração de Lilian Oliveira)

Após assembleia extraordinária, os médicos do Piauí (Simepi) decidiram paralisar as atividades em todos os hospitais públicos na terça-feira (16). O movimento é um protesto contra cortes nos salários e a falta de concurso público para a categoria. 

Segundo o Sindicato dos Médicos (Simepi), funcionarão somente os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais públicos de Teresina e também do Estado.

Foto: Divulgação/Simepi

Em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta quinta-feira (11), o presidente do Simepi, Samuel Rego, informou que a classe vem enfrentado “problemas nos vínculos de trabalhos precários, resultado de sucessivos processos seletivos realizados pelas prefeituras e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)”. De acordo com ele, também foram retiradas a insalubridade e houve uma redução de 30% no pagamento dos plantões.

O que a FMS diz

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunicou que vai questionar o movimento dos médicos na Justiça. O presidente da Fundação, Gilberto Albuquerque, afirmou, em entrevista a Teresina FM, que aguarda a entrega de documentos para adotar as medidas cabíveis. “Não podemos deixar a população sem atendimento”, disse.

Frisou ainda que a insalubridade não depende da FMS. Ele destacou que os médicos que trabalham em condições insalubres têm um acréscimo de 20% no salário durante a pandemia e os que continuam trabalhando no setor Covid recebem 40% a mais. 

FMS vai questionar o movimento dos médicos na Justiça (Foto: Divulgação/FMS)

Conforme o gestor, os plantões seguem a mesma regra do setor Covid, quem atua nos setores normais tiveram uma redução de 30% no valor pago. Sobre a realização de concurso público, Gilberto alegou que a realização desses certames está proibida por lei para não haver acréscimo de qualquer despesa.  

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM