Plataforma intitulada Urubu Mobile registra fotos e informações da fauna selvagem enviadas por cerca de 20 mil usuários
O Sistema Urubu é uma plataforma tecnológica de coleta de dados de atropelamento da fauna selvagem em estradas ao redor do Brasil. Por meio de um aplicativo, disponível para Android e iOS, intitulado Urubu Mobile, registra fotos e informações dos mais de 20 mil usuários cadastrados em apenas três anos de existência.
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (16), o professor e empreendedor Alex Bager, um dos coordenadores do Sistema Urubu, explicou que o projeto é guiado pelo princípio da ciência cidadã. “Precisávamos de uma tecnologia pois não poderíamos estar presentes em todas as rodovias do país. Qualquer pessoa que se preocupe com a biodiversidade pode contribuir com informações para o aplicativo”, afirmou.
Segundo o professor, que atualmente mora em Lavras (MG), 475 milhões de animais são atropelados por ano no Brasil, sendo a maior parte animais de pequeno porte. A Região Sudeste é responsável por 56% das ocorrências, seguida pela Região Sul, com 29%. As demais regiões somam 16% dos incidentes.
A respeito do Urubu Mobile, Alex esclareceu que basta o usuário tirar uma fotografia georreferenciada do animal atropelado e registrá-la no aplicativo. O sistema conta com um grupo de aproximadamente mil pesquisadores para identificar a espécie e a localização e encaminhar as informações à polícia, a zoológicos ou a centros de triagem de animais silvestres.
Por fim, o coordenador destacou a campanha nacional Dia de Urubuzar, ocorrida entre 13 e 15 de novembro deste ano, que contou com ações promovidas em zoológicos, parques e rodovias e alcançou cerca de 40 mil pessoas. “Confeccionamos cartilhas e materiais de conscientização sobre a questão da biodiversidade. Também temos um projeto de lei na Câmara Federal, com diretrizes para a redução de impactos na área”, completou.