Representante da indústria destaca setor como um dos principais geradores de emprego no estado
O Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) lançará nesta terça-feira (21) o Prêmio Amigo do Empreendedorismo, cerimônia que valoriza o setor produtivo do estado. A premiação contará com homenagem a cinco personalidades atuantes na defesa do desenvolvimento e competitividade do setor empresarial, que serão anunciadas no dia do evento.
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM, Andrade Júnior, presidente do CIEPI, afirmou que o objetivo do prêmio é estimular empreendedores a continuarem buscando avanços para a área. “Acreditamos no empreendedorismo como solução para o nosso estado. Ao incentivar, por exemplo, os jovens, colhemos novas ideias e trazemos tecnologia e inovação”, declarou.
De acordo com o relatório do Global Entrepreneurship Monitor 2020, quase 44 milhões de brasileiros se dedicam ao empreendedorismo. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, houve uma redução na abertura de empresas e negócios no país.
No Piauí, o contexto foi um pouco diferente: a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou a abertura de 4.094 empresas no primeiro semestre de 2021, o equivalente ao crescimento de 84% comparado ao ano anterior.
“Foi um momento de muita dificuldade, o auxílio emergencial salvou vários empregos. Mesmo com as sucessivas ondas da doença, o desejo e a necessidade de consumo dos brasileiros permaneceu. Assim, a indústria precisou se reinventar para 2021, firmando-se como um dos setores que mais criaram empregos no país”, apontou Andrade.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a indústria emprega no estado 56.851 pessoas, o que representa 12,1% do emprego formal.