Banner de Aniversário

Geral

Dr. Pessoa decreta situação de emergência em Teresina devido às fortes chuvas

Medida anunciada após reunião com secretários municipais tem intuito de acelerar atendimento às vítimas

Publicado por: FM No Tempo 03/01/2022, 09:17

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) assinou neste domingo (2) decreto que estabelece situação de emergência em Teresina, pelo prazo máximo de 180 dias, devido às fortes chuvas e alagamentos registrados na cidade durante o final de semana.

A decisão foi adotada após reunião com secretários municipais e visita pessoal do gestor ao bairro Mafrense, zona Norte de Teresina, onde agentes da pasta de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizam cadastro de famílias sem moradia ou em situação de risco.

Prefeito e secretários realizam reunião para discutir medidas de contenção dos danos (Foto: Lucas Dias/Semcom)

“Estamos decretando situação de emergência na cidade para podermos atuar com mais rapidez no atendimento às vítimas de enchentes em Teresina”, declarou o prefeito.

De acordo com o documento, a Prefeitura autoriza a mobilização dos órgãos da administração pública e voluntários para elaborar ações de resposta aos prejuízos causados pelas chuvas. Além disso, ficam dispensados de licitação, durante a extensão do decreto, os contratos de aquisição de bens necessários para a prestação de serviços relacionados ao desastre.

No momento, a Secretaria de Defesa Civil está encaminhando os moradores de áreas alagadiças à Escola Domingos Afonso Mafrense, situada no bairro visitado pelo chefe do Palácio da Cidade, além de auxiliar na retirada de famílias e móveis das casas localizadas nessas regiões.

Chuvas na virada do ano

A cidade de Teresina registrou chuvas intensas entre sexta-feira (31) e sábado, primeiro dia do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações atingiram cerca de 50 mm/dia e foram acompanhadas de ventos de até 100 km/h.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram outros carros sendo arrastados pela água das chuvas. Dentre eles, um veículo pertencia ao chef de cozinha identificado como João Marcelo, que caiu em um córrego de 2 metros de profundidade na rua Deputado Sebastião Leal, zona Leste de Teresina.

Chef João Marcelo sofreu acidente fatal durante alagamento em Teresina (Foto: Reprodução/Instagram)

Juntamente à vítima estavam outras cinco pessoas, que foram resgatadas pelos bombeiros e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Em publicação nas redes sociais, o Pub Urbano, estabelecimento no qual João Marcelo trabalhava, lamentou a morte de seu funcionário: “Dono do sorriso mais sincero e do coração gigante. Que falta você vai fazer”, diz trecho da homenagem.

Matéria relacionada:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM