Geral

Região Centro-Norte do Piauí pode ter inundações e enxurradas, alerta centro de monitoramento

Risco é reforçado por previsão do Inmet, embora seja contrastado por boletim hidrológico da Chesf

Publicado por: Eric Souza 14/01/2022, 09:06

Um boletim publicado nesta quinta-feira (13) pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica alto risco de inundações e enxurradas nos municípios da região Centro-Norte do Piauí.

O documento, elaborado por uma equipe multidisciplinar, leva em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão da chuva e da cheia das bacias do Rio Parnaíba.

Foto: Reprodução/Cemaden

A observação é reforçada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta laranja para o Piauí até as 10h30 desta sexta-feira (14). Isso significa que o estado está sujeito a chuvas intensas entre 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes que chegam a 100 km/h.

Como de costume, o órgão orienta os cidadãos a se precaverem diante de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar dos avisos das instituições, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), por meio de seu mais recente boletim hidrológico, afirmou que o nível do Rio Parnaíba deve chegar a 5,15 m na tarde desta sexta, bem distante da cota de inundação (6,87 m).

Do mesmo modo, a vazão do Reservatório Boa Esperança, em Guadalupe, a 352 km de Teresina, segue inalterada desde o início de janeiro, quando foi aumentada para 2.000 m³/s.

Famílias desabrigadas

Segundo a Defesa Civil Municipal, o número de famílias desabrigadas em meio às fortes chuvas em Teresina chegou a 500. Dentre elas, 452 estão em casas de amigos e parentes, enquanto as 48 restantes foram realocadas para escolas municipais.

Foto: Divulgação/PMT

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi), criou o programa “Cidade Solidária” a fim de oferecer cestas básicas às famílias atingidas, além de um auxílio financeiro de R$ 300,00.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM