Índice é diminuído de 1.600 m³/s para 1.100 m³/s
A Companhia Hidroelétrica de São Francisco (Chesf) informou nesta terça-feira (18) que diminuiu a vazão do Reservatório Boa Esperança, no município de Guadalupe, a 335 km de Teresina, de 1.600 m³/s para 1.100 m³/s.
Segundo a Chesf, o volume útil da barragem se encontra em 68,5%, percentual significativamente menor que o registrado no início de janeiro, quando estava em 83,8%.
De acordo com a companhia, a previsão é de redução das chuvas na bacia do Rio Parnaíba, cujo maior nível se verifica no município de Coelho Neto, a 132 km de Teresina, em 5,84 m. Na capital do Piauí, o índice está em 4,77 m, muito abaixo do início de inundação (6,87 m).
No entanto, o volume do rio ainda pode aumentar caso o período chuvoso se intensifique. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil, alerta que as previsões do boletim hidrológico estão sujeitas a incertezas.
“A CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados”, diz trecho do relatório.
No site da CPRM, a população pode conferir tanto os dados gerados quanto a situação da mancha de inundação de Teresina em meio aos rios Parnaíba e Poti.