Ele foi eleito hoje (12) para ocupar a Cadeira 12
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi eleito imortal da Academia Piauiense de Letras (APL) neste sábado (12). O chefe do executivo estadual vai ocupar a Cadeira 12, que pertenceu ao historiador Wilson Carvalho Gonçalves.
Na eleição, o gestor recebeu 22 votos e o escritor Antenor Rego conseguiu 12. Após o resultado, Wellington compareceu à sede da APL para agradecer sua acolhida entre os imortais. Conforme a APL, 34 acadêmicos participaram da votação.
Wellington Dias cursou Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estreou na literatura na década de 1980, com um livro de contos intitulado “Macambira”, premiado em concurso da Secretaria Estadual de Cultura ( Secult)
Lançou mais dois livros, “As tiradas do Tio Sinhô” e “A melancia do presidente”, no gênero de crônicas de humor.
O governador venceu em votação de segundo turno. O primeiro turno foi bastante conturbado, já que opositores do governo chegaram a acusar Wellington de “comprar” uma vaga na APL. Em resposta às críticas, o presidente da entidade, Zózimo Tavares, disse que o petista não é o primeiro governador a concorrer à Academia.
“Não se trata de um evento inédito, visto que já aconteceu outras vezes na história. Tivemos um governador na presidência da APL (Matias Olímpio). A fileira dos imortais já registrou as presenças de Alberto Silva, por exemplo, e só não contou com Petrônio Portella porque este morreu antes de assumir”, contou em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta terça-feira (25).
Matéria relacionada: