Geral

Censo Demográfico 2022 trará dados inéditos sobre os povos quilombolas

No Piauí, 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho do IBGE

Publicado por: Lilian Oliveira 15/05/2022, 11:27

Em 2022, pela primeira vez, o questionário do Censo Demográfico contará com perguntas que possibilitarão conhecer as condições de vida das pessoas que vivem em áreas quilombolas. No Piauí, foram identificadas 215 áreas de agrupamento quilombola em 73 municípios

O intuito é fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas direcionadas a atender às necessidades específicas dessa população.

Comunidades quilombolas sendo vacinadas contra a Covid-19 (Foto: Sesapi)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantará os dados tendo como base estudos e normativas nacionais e internacionais. 

A partir de 1º de agosto, recenseadores do IBGE vão a campo em todo o país. No Piauí, mais de 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.

As questões relacionadas à auto identificação quilombola só abrirão em locais onde foi previamente detectada a presença dessa população, sejam em territórios oficialmente delimitados ou não.

Para determinar quais seriam essas regiões, foi realizado um mapeamento nacional com a participação e consulta permanente às lideranças quilombolas nacionais, regionais e locais.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM