Geral

Dia Internacional de Combate à Homofobia: “Essa data é importante para dar visibilidade a comunidade “, diz promotora

Myrian Lago foi entrevistada no JT2 da Teresina FM

Publicado por: Caio Rabelo 17/05/2022, 15:28

Hoje, 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Em 1990, nesse mesmo dia, a homossexualidade foi retirada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde (SID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data é usado para conscientizar as pessoas sobre a luta da comunidade LGBTQIA+ contra a discriminação e a intolerância. 

“No momento em que vivemos é necessário que essa data seja lembrada, pois os direitos da população LGBT são iguais aos direitos de todas as pessoas (…) Elas são consideradas minorias, não no aspecto quantitativo, mas sim no qualitativo”, afirmou a promotora de justiça Myrian Lago, em entrevista ao JT2, nesta terça-feira (17). 

Parada LGBT (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

De acordo com a promotora, essas pessoas não exercem seus direitos fundamentais de forma plena. Por isso, Myrian destaca que não se trata de privilégio ou proteção. “É sobre o exercício de direito inerente à dignidade humana, garantida pela constituição da mesma forma que é garantida a todas pessoas”, pontuou.

Para ela, o dia é importante para dar visibilidade ao assunto e discutir propostas que visam melhorar a realidade das pessoas LGBTQIA + no Brasil. 

Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Mortes Violentas de LGBTQIA+, feita pelos Grupos Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia (GGB), mostram que mais de cinco mil pessoas da comunidade foram mortas em vinte anos. 

A homofobia é crime no Brasil desde 2019. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a conduta passe a ser punida pela lei de racismo. O  Congresso Nacional deve editar a lei que vai regulamentar o tema.

Confira a entrevista na íntegra: 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM