Geral

Tempo de deslocamento para o trabalho será abordado no Censo 2022

A pesquisa investigará novamente o tema e será possível avaliar e intervir nas mudanças sofridas durante o período

Publicado por: Lilian Oliveira 21/05/2022, 13:59

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o censo demográfico de 2022 trará dados relacionados ao tempo de deslocamento para o trabalho dos brasileiros. Após a divulgação dos dados, será possível avaliar e intervir, por meio de políticas públicas, nas mudanças sofridas durante o período.

Em 2010 quase 80% dos trabalhadores do Piauí gastavam no máximo 30 minutos de deslocamento para o trabalho. O dado é do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) naquele ano.

Tempo de deslocamento para o trabalho será abordado no Censo 2022 (Foto: Divulgação/Strans)

Conforme o IBGE, a expansão horizontal das cidades, o avanço tecnológico e a pandemia de Covid-19 são alguns dos fatores que influenciam transformações no fluxo de pessoas. No cenário teresinense, observam-se ainda impasses com relação ao transporte público.

Os reflexos de tudo isso serão analisados com os dados coletados no Censo Demográfico 2022. Entre outras questões ligadas ao tema, o levantamento investigará “quanto tempo leva entre a sua casa e o local de trabalho normalmente?”. O principal meio de transporte utilizado no deslocamento também deverá ser apontado pela população.

Outros assuntos também serão abordados pelo Censo, tais como: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração, educação e autismo. 

Os recenseadores do IBGE começam a bater de porta em porta no dia 1º de agosto, em todos os municípios do país. No Piauí, mais de 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho diretamente envolvida com a operação censitária. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM