Geral

Com estoque baixo, Evangelina Rosa pede novas doadoras de leite materno

A coleta pode ser feita em casa ou em um posto de coleta

Publicado por: Lilian Oliveira 24/05/2022, 17:07

O Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano é comemorado no dia 19 de maio. A data serve para sensibilizar a população e estimular a doação de leite materno, alimento imprescindível e que traz inúmeros benefícios para a restauração da saúde de recém nascidos hospitalizados.

A Maternidade Evangelina Rosa (MDER), atualmente, está operando com volume reduzido. “Estamos com a necessidade real de conseguir mais doadores para que possamos atender o maior número de prematuros”, afirmou Vanessa Paz, coordenadora do banco de leite da MDER. 

Maternidade opera com baixo estoque de leite materno (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Jornal da Teresina 2º edição, nesta terça-feira (24), a coordenadora explicou como funciona o processo de triagem. “A mulher precisa apresentar exames do último trimestre do seu pré-natal e não estar tomando nenhum remédio que interfira na amamentação. Essa é a principal forma de triagem”, destacou Vanessa. 

De acordo com ela, podem doar aquelas mães que têm leite excedente. “Ou seja, mães que estão produzindo leite que o bebê não está dando conta de tomar (…) Esse leite vai fazer a diferença para bebês prematuros ou aqueles que estão com a saúde crítica”, pontuou. 

A substância possui diversos componentes que são fundamentais para a nutrição e proteção contra doenças dos bebês que não podem ser amamentados pelas próprias mães. 

As candidatas a doadoras podem ligar para o número (86)9 9498-5120. “Nossa equipe irá até sua residência, entregaremos um kit e buscaremos sua doação. Ou, quem preferir pode se dirigir até um dos pontos de coleta”, disse. 

A entrevistada ressaltou ainda que há três pontos de coleta em maternidades municipais nos bairros Dirceu, Bueno Aires e Satélite. “É uma causa muito nobre e dá um resultado fantástico! É a chance que um bebê prematuro tem de sobreviver”, finalizou.  

Confira a entrevista na íntegra: 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM